Alfabeto do Músico Evangelista

Prezados Amigos,

Haja vista a importância do louvor, produzi breve exame dos escritos do Espírito de Profecia, a respeito do tema…Crendo que a reverência, solenidade, santidade e ordem no culto são atributos essenciais. Havendo interesse geral no tema, digno-me de oferta-lhes este modesto escólio deste precioso assunto…Tendo sempre o louvor celestial o padrão ideal para o louvor terreal…

Paz seja convosco,
Humberto Caputo.


Introdução

“A música forma uma parte do culto de Deus nas cortes do alto. Devemos esforçar-nos em nossos cânticos de louvor, por aproximar-nos o mais possível da harmonia dos coros celestes. Tenho ficado muitas vezes penalizada ao ouvir vozes não educadas, elevadas ao máximo diapasão, guinchando positivamente as palavras sagradas de algum hino de louvor. Quão impróprias essas vozes agudas, estridentes, para o solene e jubiloso culto de Deus! Desejo tapar os ouvidos, ou fugir do lugar, e regozijo-me ao findar o penoso exercício.

Os que fazem do canto uma parte do culto divino, devem escolher hinos com música apropriada para a ocasião, não notas de funeral, porém melodias alegres, e todavia solenes. A voz pode e deve ser modulada, suavizada e dominada. Signs of the Times, 22 de junho de 1882.” (Evangelismo, p. 508)

Realmente, com freqüência, o “gosto pessoal é imposto como o gosto de Deus”…Contudo, isto não significa que Deus não tenham um gosto, ou que não tenha revelado suficientemente seu desejo quanto ao louvor digno do cristão fiel….

Certamente, não estivemos ainda no Céu, mas isto não quer dizer que outros já não ouviram as músicas que lá se tocam., ou que ali outros não estiveram….Pelas visões dos profetas podemos antever os desejos do Divino.

Será que os profetas quando tiveram visões do Céu, e do louvor que lá existe, divisaram os anjos tocando Rock, Jazz, samba, ou mesmo tocando, pandeiros, baterias ou tambores para Jesus? Porventura, divisaram os anjos dançando lambada, tango ou samba? Será que Deus é Rockeiro? Como alguns ousam dizer ou outros sugerem? Será que não vão os homens parar de blasfemar e profanar o louvor? Pois até fazer estas perguntas já é vergonhoso, sobretudo, para nós que temos a Palavra de Deus e a pena inspirada a nos iluminar com toda a verdade necessária.

Amados, vejamos alguns lampejos da música celestial:

Os anjos tocam instrumentos? Ou o canto é apenas vocal?

A – Tocam instrumento de CORDA:

Tocando suas harpas de ouro, os anjos darão as boas-vindas ao Rei [Jesus].

Quantas cordas tem estas harpas?

“Como posso … descrever-vos as glórias do Céu e os belos anjos cantando e tocando suas harpas de dez cordas?” Carta 3, 1851 (Eventos Finais, p. 287)

B – Os anjos tocam instrumento de SOPRO:

“Ele enviará os Seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os Seus escolhidos.” Mateus 24:31.

C – Ao chegarmos nos céus receberemos vários instrumentos musicais? Um violão, outro uma bateria, ou um órgão yamaha, outro uma flauta, além do pessoal operadores de MD e CD player, mixer, equalizadores, sintetizadores etc..para louvarmos a Deus?

“Em cada mão são colocadas a palma do vencedor e a harpa resplandecente.tirando-lhes suave música em ricos e melodiosos acordes” (Eventos Finais, p. 282). Realmente, lá no céu vamos “ouvir os simples cânticos de louvor entoados em tom natural. Os cânticos em que cada palavra é pronunciada claramente, em tom harmonioso” (Evangelismo, p. 510)

D – Ellen White viu o coral angelical louvando a Deus e ouviu as músicas celestes?

“Como posso … descrever-vos as glórias do Céu e os belos anjos cantando e tocando suas harpas de dez cordas?” Carta 3, 1851.

E – Existe alguma citação de que além de instrumento de sopro ou de corda os seres celestiais louvem a Deus com instrumentos de PERCUSSÃO?

NÃO encontramos nas dezenas de milhares de páginas de Ellen White qualquer citação que demonstre a veracidade desta esta especulação, nem na Bíblia, verso que declare que os coros celestes usem instrumentos de percussão para louvar a Deus.

Lembremos a orientação do Espírito de Profecia: “Devemos esforçar-nos em nossos cânticos de louvor, por aproximar-nos o mais possível da harmonia dos coros celestes.” (Evangelismo, p. 508)

F – Os anjos, normalmente, cantam solos ou em grupos em congregacional? Vejamos:

“Há um anjo que dirige sempre, o qual toca primeiro a harpa a fim de dar o tom, depois todos se ajuntam na majestosa e perfeita música do Céu. Ela é indescritível. É melodia celestial, divina.” Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 45.

Normalmente, nas citações os anjos aparecem louvando a Deus coletivamente…

Seguindo este principio celestial o Espírito de Profecia orienta que:

“Os assuntos devem ser apresentados de tal maneira que impressionem favoravelmente as pessoas. Nada de cunho teatral deve existir nas reuniões. Os cânticos não devem ser entoados por uns poucos apenas. Todos os presentes devem ser animados a se juntarem no serviço de canto. Há os que possuem o dom especial de cantar, e vezes há em que uma mensagem especial é transmitida em conseqüência do cântico entoado por uma única pessoa ou por várias pessoas juntas. Raras vezes, porém, deve o cântico ser entoado por uns poucos. A habilidade do canto é um talento de influência, que Deus deseja que todos cultivem e usem para glória do Seu nome.” (Conselhos sobre saúde, p. 481).

G – Podemos confiar no aplauso popular para escolher o louvor que deve ser dedicado a Deus? Este é um elevado padrão?

“Um grande defeito no caráter de Saul era seu amor à aprovação. Esta característica tivera uma influência preponderante em suas ações e pensamentos; tudo se assinalava pelo seu desejo de louvor e exaltação própria. Sua norma para o que era reto e aquilo que o não era, consistia no baixo padrão do aplauso popular. A pessoa que vive para agradar aos homens, e não procura primeiramente a aprovação de Deus, não está livre de perigo.” (Patriarcas e Profetas, p. 250)

H – Finalidade: A finalidade das reuniões é atrair com música ou outra coisa, ou advertir as pessoas pela exposição da verdade pela palavra de Deus?

“Fazei com que os ouvintes compreendam que não efetuais reuniões aos domingos à noite a fim de atrair-lhes os sentidos com música e outras coisas, mas para pregar a verdade em toda a sua solenidade, para que ela lhes soe como uma advertência, despertando-os de seu sono profundo de condescendência consigo mesmos. É a verdade nua que, qual aguda espada de dois gumes, corta de ambos os lados. …” (Evangelismo, p. 148)

I – Métodos: Devemos seguir o métodos do mundo para atrair o povo?

“Os mensageiros de Deus não devem seguir, em seus esforços para atrair o povo, os métodos do mundo. Nas reuniões que se realizam eles não devem confiar em cantores do mundo e exibições teatrais para despertar o interesse. Como se há de esperar daqueles que não têm nenhum interesse na Palavra de Deus, que nunca leram Sua Palavra com o sincero desejo de compreender-lhe as verdades, que cantem com espírito e entendimento? Como pode seu coração achar-se em harmonia com as palavras do sagrado hino? Como pode o coro celeste tomar parte numa música apenas formal?” (Obreiros Evangélicos, p. 357)..

J – Possessão demoníaca na IASD: Satanás toma posse dos que patrocinam espetáculos e entretenimentos na igreja?

“Mas tem havido uma classe de reuniões sociais em Battle Creek de caráter inteiramente diferente, festas de prazer que têm sido uma infelicidade para as nossas instituições e para a igreja. Incentivam o orgulho do vestuário, o orgulho da aparência, satisfação própria, hilaridade e leviandade. Satanás é recebido como hóspede honrado, e TOMA POSSE DOS QUE PATROCINAM ESSAS REUNIÕES. Foi-me apresentada uma visão de tal grupo, onde se reuniram os que professavam crer na verdade. Um estava assentado a um instrumento musical, e tocava músicas que fizeram os anjos observadores chorarem. Havia júbilo, havia rudes gargalhadas, havia abundância de entusiasmo e uma espécie de inspiração; MAS A ALEGRIA ERA DAQUELA QUE SOMENTE SATANÁS É CAPAZ DE CRIAR. É esse um entusiasmo e enfatuação de que todos os que amam a Deus se envergonharão. Prepara os participantes para pensamentos e ações não santificados. Tenho razão de pensar que alguns dos que estavam participando dessa cena arrependeram-se profundamente da vergonhosa atuação.” (Testemunhos para Ministros, p. 83)

L – E os que querem fazer a vontade de Deus e ter a companhia dos anjos o que devem fazer:

“Aprendei a cantar os hinos mais simples. Eles vos ajudarão no vosso trabalho de casa em casa, e os corações serão tocados pela influência do Espírito Santo. … Podemos desfrutar a companhia dos anjos celestiais. Podemos não discernir suas formas, mas pela fé podemos estar certos de que eles estão conosco. Review and Herald, 11 de novembro de 1902.” (Colportor Evangelista, O, p. 91)

M – Será que podemos apreender com os louvores angelicais:

“Ao guiar-nos nosso Redentor ao limiar do Infinito, resplandecente com a glória de Deus, podemos apreender o assunto dos louvores e ações de graças do coro celestial em redor do trono; e despertando-se o eco do cântico dos anjos em nossos lares terrestres, os corações serão levados para mais perto dos cantores celestiais. A comunhão do Céu começa na Terra. Aqui aprendemos a nota tônica de seu louvor. Educação, págs. 161-168.” (Mensagens aos Jovens, p. 292)

N – Como Jesus cantava?

“Exprimia freqüentemente o contentamento que Lhe ia no coração, cantando salmos e hinos celestiais. Muitas vezes ouviam os moradores de Nazaré Sua voz erguer-se em louvor e ações de graças a Deus. Entretinha em cânticos comunhão com o Céu; e quando os companheiros se queixavam, da fadiga do trabalho, eram animados pela doce melodia de Seus lábios. Dir-se-ia que Seu louvor banisse os anjos maus, e, como incenso, enchesse de fragrância o lugar em que Se achava. O espírito dos ouvintes era afastado de seu terreno exílio, para o lar celestial.” (Desejado de Todas as Nações, O, p. 73).

O – O que diz o inspiração sobre os cânticos de louvor ministrados em algumas de nossas igreja?

“Tenho ouvido em algumas de nossas igrejas solos que eram de todo inadequados ao culto da casa do Senhor. As notas longamente puxadas e os sons peculiares, comuns no canto de óperas, não agradam aos anjos. Eles se deleitam em ouvir os simples cânticos de louvor entoados em tom natural. Os cânticos em que cada palavra é pronunciada claramente, em tom harmonioso, eles se unem a nós no cântico. Eles combinam o coro, entoado de coração, com o espírito e o entendimento. Manuscrito 91, 1903.” (Evangelismo, p. 510)

P – Exibição musical agrada a Deus?

“Exibição não é religião nem santificação. Coisa alguma há, mais ofensiva aos olhos de Deus, do que uma exibição de música instrumental, quando os que nela tomam parte não são consagrados, não estão fazendo em seu coração melodia para o Senhor. A mais aprazível oferta aos olhos de Deus, é um coração humilhado pela abnegação, pelo tomar a cruz e seguir a Jesus.” (Evangelismo, p. 510).

Q – Mas estas apresentações e exibições são tão agradáveis ao sentido? Que mal há?

“Não temos tempo agora para gastar em buscar as coisas que agradam unicamente aos sentidos. É preciso íntimo esquadrinhar do coração. Necessitamos, com lágrimas e confissão partida de um coração quebrantado, aproximar-nos mais de Deus; e Ele Se aproximará de nós. Review and Herald, 14 de novembro de 1899.” (Evangelismo, p 510)

R – Aparelhamento faustoso, ótimo canto e música instrumental não são suficientes para convidar o coro angelical?

“Aparelhamento faustoso, ótimo canto e música instrumental na igreja não convidam o coro angélico a cantar também. À vista de Deus estas coisas são como os galhos da figueira infrutífera, que só mostrava folhas pretensiosas. Cristo espera fruto, princípios de bondade, simpatia e amor. Estes são os princípios do Céu, e quando se revelam na vida de seres humanos, podemos saber que Cristo, a esperança da glória, está formado em nós. Pode uma congregação ser a mais pobre da Terra, sem música nem ostentação exterior, mas se ela possuir esses princípios, os membros poderão cantar, pois a alegria de Cristo está em sua alma, e esse canto podem eles dedicar como oferenda a Deus. Manuscrito 123, 1899.” (Evangelismo, p. 512).

S – Mas então como o louvor pode ser aceitável a Deus?

“As superfluidades que se introduziram no culto em ______, têm de ser vigorosamente evitadas. … A música só é aceitável a Deus quando o coração é consagrado, e enternecido e santificado por sua docilidade. Muitos, porém, que se deleitam na música não sabem coisa alguma sobre produzir melodia ao Senhor, em seu coração. Estes foram “após seus ídolos”. Ezeq. 6:9. Carta 198, 1899.” (Evangelismo, p. 512)

T – No tempo de Ellen White na igreja nunca se usou instrumentos de percussão?

Sim, em Indiana eles foram usados. Vejamos:

“Eu assisti à reunião campal em setembro de 1900, que se realizou em Municie, onde presenciei em primeira mão o excitamento fanático e as atividades destas pessoas. Havia numerosos grupos de indivíduos, espalhados pelo acampamento, ocupados em discutir, e, então, quando os fanáticos conduziram os serviços em um grande pavilhão, envolveram-se em um alto grau de excitamento pelo uso de instrumentos musicais tais como: trompetes, flautas, instrumentos de corda, tamborins, um órgão e um grande surdo. Eles gritavam e cantavam suas músicas ritmadas com o auxílio de instrumentos musicais até que se tornavam realmente histéricos. Muitas vezes, após essas reuniões matinais, ao se dirigirem para a tenda-refeitório, eu os vi tremerem completamente como se tivessem contraído paralisia.” – Relatório de Burton Wade a A L. White, 12 de Janeiro de 1962 – citado em Conselhos sobre Música, pág. 26-27

“As coisas que descrevestes como tendo lugar em Indiana o Senhor revelou-me que haviam de ter lugar imediatamente antes do fim do tempo da da graça. Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, música e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se pode confiar neles quanto a decisões retas. …

Uma balbúrdia de barulho choca os sentidos e perverte aquilo que, se devidamente dirigido, seria uma bênção. As forças das instrumentalidades satânicas misturam-se com o alarido e barulho, para ter um carnaval, e isto é chamado de operação do Espírito Santo. … Essas coisas que aconteceram no passado hão de ocorrer no futuro. Satanás fará da música um laço pela maneira por que é dirigida.” Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 36 e 38.

“Não demos lugar a essas estranhas tensões mentais, que afastam na verdade a mente das profundas atuações do Espírito Santo. A obra de Deus sempre se caracteriza pela calma e a dignidade.” Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 42.

U – Há mais detalhes desta espécie de louvor que que ocorria em Indiana?

Um ensino fanático denominado por seus defensores “A Doutrina da Carne Santa” foi iniciado em 1900 em Indiana, arrastando o presidente da associação e vários obreiros. Pretendendo que quando Cristo passou pela angústia do Getsêmani obteve carne santa como Adão possuía antes da queda, essa teoria alegava que aqueles que seguem o Salvador precisam também adquirir o mesmo estado de inocência física como preparo essencial para trasladação. Relatam testemunhas oculares que, em seus cultos os fanáticos desenvolviam alto grau de exaltação mediante o uso de instrumentos de música – órgãos, flautas, violinos, tamborins, buzinas, e mesmo um grande tambor. Buscavam demonstração física, e exclamavam e oravam e cantavam até que alguém na congregação caísse, prostrado e inconsciente, do assento. Um ou dois homens andando acima e abaixo da ala para esse fim, arrastava a pessoa caída para cima do púlpito. Então uma dúzia de indivíduos se reunia ao redor do corpo prostrado, alguns cantando, outros clamando, e alguns orando, todos ao mesmo tempo. Quando a pessoa tornava a si, era contado como entre os que haviam passado pela experiência do Getsêmani, haviam obtido carne santa, e tinham fé para trasladação. Daí em diante, era afirmado, ele não podia pecar e nunca havia de morrer. Os Pastores Haskell e A. J. Breed, dois de nossos destacados ministros denominacionais, foram enviados à reunião campal realizada em Muncie, Indiana, de 13 a 23 de setembro de 1900, a fim de enfrentar esse fanatismo. Esses acontecimentos foram revelados à Sra. White enquanto ela se encontrava na Austrália em janeiro de 1900, e ela deu testemunho de advertência e reprovação contra isto, como vemos nas duas mensagens a seguir. (Nota histórica dos editores e/ou compiladores contida no CD de Ellen White)

V – Aprender a cantar é tocar importante, mas lembremos os alertas inspirados!

“Os instrumentos de música têm tomado o tempo que devia ter sido dedicado à oração. A música, quando não abusiva, é uma grande bênção; mas quando usada erroneamente, é uma terrível maldição. Ela estimula, mas não comunica a força e a coragem que o cristão só pode encontrar no trono da graça enquanto humildemente faz conhecidas suas necessidades e, com fortes clamores e lágrimas, suplica força celestial para se fortificar contra as poderosas tentações do maligno. Satanás está levando cativa a juventude. Oh, que posso eu dizer para levá-los a quebrar seu poder de sedução! Ele é um hábil sedutor para levá-los à perdição. Testimonies, vol. 1, págs. 496 e 497.” (Lar Adventista, O. 408)

X – Mas a Música pode ser tornar um ídolo?

“Voam anjos em torno de uma habitação além. Jovens estão ali reunidos; ouvem-se sons de música em canto e instrumentos. Cristãos acham-se reunidos nessa casa; mas que é que ouvis? Um cântico, uma frívola canção, própria para o salão de baile. Vede, os puros anjos recolhem para si a luz, e os que se acham naquela habitação são envolvidos pelas trevas. Os anjos afastam-se da cena. Têm a tristeza no semblante. Vede como choram! Isso vi eu repetidamente pelas fileiras dos observadores do sábado, e especialmente em ______. A música tem ocupado as horas que deviam ser devotadas à oração. A música é o ídolo adorado por muitos professos cristãos observadores do sábado. Satanás não faz objeções à música, uma vez que a possa tornar um caminho de acesso à mente dos jovens. Tudo quanto desviar a mente de Deus, e empregar o tempo que devia ser votado a Seu serviço, serve aos fins do inimigo. Ele opera através dos meios que mais forte influência exerçam para manter o maior número possível numa agradável absorção, enquanto se acham paralisados por seu poder. Quando empregada para fins bons, a música é uma bênção; mas é muitas vezes usada como um dos mais atrativos instrumentos de Satanás para enredar almas. Quando mal empregada, leva os não consagrados ao orgulho, à vaidade, à tolice. Quando se lhe permite tomar o lugar da devoção e da prece, é uma terrível maldição. Jovens reúnem-se para cantar e, se bem que cristãos professos, desonram freqüentemente a Deus e sua fé por frívolas conversas e a escolha que fazem da música. A música sacra não está em harmonia com seus gostos. Minha atenção foi dirigida aos positivos ensinos da Palavra de Deus, que haviam sido passados por alto. No juízo todas essas palavras da Inspiração hão de condenar os que lhes não deram ouvidos. Testimonies, vol. 1, pág. 506.” (Mensagens aos Jovens, p. 296)

Z – Pérolas esparsas:

Vejamos mais algumas citações interessantes:

  1. “As novas da queda do homem se espalharam através do Céu. Toda harpa emudeceu.” (História da Redenção, 39) Em outro momento “o exército celestial tocou suas harpas e glorificou a Deus…Os anjos o Adoraram” (História da Redenção, p.196) “Os anjos dirigentes desferiram em primeiro lugar o tom, e então todas as vozes se alçaram em louvor grato e feliz, e todas as mãos deslizaram habilmente sobre as cordas da harpa, originando uma música melodiosa, com acordes abundantes e perfeitos.” (Idem, p. 413)
  2. “E quando alguém é reconduzido a Deus, todo o Céu se alegra; serafins e querubins tocam suas harpas douradas, e cantam louvores a Deus e ao Cordeiro” (Parábolas de Jesus, p. 197). “Os exércitos celestiais aguardam, prontos para tocar suas harpas e cantar um hino de alegria, porque mais um pecador aceitou o convite para a ceia do evangelho.” (Idem, p. 237)
  3. Aqueles que “não puderam participar da alegria de um amor desinteressado. Não se adaptariam às cortes celestes. Não poderiam apreciar a pura atmosfera de amor que impregna o Céu. AS VOZES DOS ANJOS E A MÚSICA DE SUAS HARPAS NÃO LHES AGRADARIAM”. (Idem, p. 365)
  4. Quanto a Davi é dito: “sua voz soava com mais magnificente melodia, sua harpa era dedilhada com alegria mais exultante; e o moço pastor ia de força em força, de conhecimento em conhecimento; pois o Espírito do Senhor estava sobre ele.” (Patriarcas e Profetas, p. 642).
  5. “Pode-se fazer grande aperfeiçoamento no canto. Pensam alguns que, quanto mais alto cantarem, tanto mais música fazem; barulho, porém, não é música. O bom canto é como a música dos pássaros – dominado e melodioso.” (Evangelismo, p. 510)

Eis o verdadeiro ministério da música que deve ser estimulado e ressuscitado nas igrejas de Deus!

“Estudantes, ide pelos caminhos e atalhos. Esforçai-vos por chegar em contato com as classes mais elevadas, bem como com as mais humildes. Entrai nas casas dos ricos e nas dos pobres, e, quando se vos ofereça ocasião, perguntai: “Acaso os senhores gostariam de ouvir cantar alguns hinos de louvor a Deus?” Então, quando os corações se acham sensibilizados, talvez se abra caminho para proferirdes algumas palavras de oração pedindo as bênçãos de Deus. Não serão muitos os que se recusam a ouvir. Tal ministério é genuína obra missionária.” Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, págs. 547 e 548.