Revestidos de Poder

por: Ministério Luzes da Alvorada

“Ao avizinhar-se o fim da ceifa da Terra, uma especial concessão de graça espiritual é prometida a fim de preparar a igreja para a vinda do Filho do homem. Esse derramamento do Espírito é comparado com a queda da chuva serôdia.” Atos dos Apóstolos, pág. 55.

É importante esclarecer que a perda da liberdade religiosa ou o tempo de angústia profetizado na Bíblia não virá antes do reavivamento e da reforma. Satanás não tem nenhuma intenção de provocar qualquer perseguição que leve a igreja a despertar. Enquanto ela estiver dormindo, com pecado acariciado, religião superficial e mornidão ele evitará ataques diretos; esse recurso ele está guardando para quando a igreja começar uma séria mudança. “Não há coisa alguma que Satanás tema tanto como que o povo de DEUS desimpeça o caminho mediante a remoção de todo impedimento, de modo que o SENHOR possa derramar Seu ESPÍRITO sobre uma enfraquecida igreja.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 124. O ataque direto antes da hora faria a igreja despertar e isso ele não quer.

De fato, a pena inspirada diz que a sacudidura começará dentro da igreja: “Ellen White escreveu: “Perguntei a significação da sacudidura que eu vira, e foi-me mostrado que era determinada pelo testemunho direto contido no conselho da Testemunha verdadeira à igreja de Laodicéia. Isto produzirá efeito no coração daquele que o receber, e o levará a empunhar o estandarte e propagar a verdade direta. Alguns não suportarão esse testemunho direto. Levantar-se-ão contra ele, e isto é o que determinará a sacudidura entre o povo de DEUS.” – Primeiros Escritos Pág. 270. Observaram bem o que diz o texto? O testemunho direto que produz reavivamento e reforma espirituais faz com que uns despertem e levantem alto a verdade, porém, os que não suportarem a verdade direta irão se opor. É assim que a sacudidura começa: Dentro da igreja, por causa do despertamento.

Só quando a igreja estiver se despertando Satanás fará com que a perseguição irrompa: “A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de CRISTO e Seus apóstolos. É unicamente por causa do espírito de transigência com o pecado, por serem as grandes verdades da Palavra de DEUS tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na igreja, que o cristianismo, é aparentemente tão popular no mundo. Haja um reavivamento da fé e poder da igreja primitiva, e o espírito de opressão reviverá, reacendendo-se as fogueiras da perseguição.” O Grande Conflito pág. 48.

Mas, em vez de a perseguição conter a pregação, ocorre exatamente o contrário: “Quando a tormenta da perseguição realmente irromper sobre nós, … a mensagem do terceiro anjo se avolumará num alto clamor, e toda a Terra se iluminará com a glória do SENHOR.” Testimonies, vol. 6, pág. 401.

“Durante o alto clamor, a igreja, ajudada pelas providenciais interposições de seu exaltado SENHOR, difundirá o conhecimento da salvação tão abundantemente, que a luz será comunicada a toda cidade e vila.” Evangelismo, pág. 694.

Um ponto importante para o qual queremos dar especial atenção é o fato de que, embora a sacudidura não marque o tempo do fechamento da porta da graça, seu efeito é, semelhantemente, decisivo para a perdição ou salvação dos que estiverem na igreja. Nesse momento alguns estarão tomando posição ao lado da verdade enquanto outros estarão se posicionando contra ela. O ESPÍRITO SANTO, consequentemente, será derramado sobre uns enquanto outros nem terão conhecimento do fato. “Só os que estiverem vivendo de acordo com a luz que têm recebido poderão receber maior luz. A não ser que nos estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do ESPÍRITO SANTO na chuva serôdia. Pode ser que ela esteja sendo derramada nos corações ao nosso redor, mas nós não a discerniremos nem a receberemos.” Testemunhos Para Ministros, pág. 507.

A chuva serôdia não poderá vir enquanto a igreja não houver tomado posição ao lado da verdade. “O grande derramamento do ESPÍRITO DE DEUS, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não há de ter lugar enquanto não tivermos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que seja ser cooperador de DEUS. Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de CRISTO, DEUS reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de DEUS.” Serviço Cristão, pág. 253.

Podemos resumir tudo o que foi dito até agora da seguinte forma: Primeiro, a terminação da pregação do evangelho marcará o início do fim de todas as coisas. Segundo, O fechamento da porta da graça se dará logo depois da terminação da pregação do evangelho. Terceiro, a igreja passará por seu momento decisivo tomando posição ao lado da verdade ou contra ela antes da terminação da pregação do evangelho. Quarto, a pregação do evangelho será concluída sob o poder da chuva serôdia, que será derramada quando os membros da igreja tiverem se posicionado ao lado da verdade ou do erro, o que se dará na sacudidura.