Uma Construção Embalada Pela Reverência

por: Ministério Luzes da Alvorada

Construções. Quantas outras palavras nos vêem à mente ao pensarmos em construções: progresso, conquista, esperança, futuro, lar, igreja… Outros talvez pensem ainda em sujeira, barulho, confusão, dívidas…

A cada dia surgem novas técnicas de construção, destacando-se entre elas as construções pré-fabricadas. São construções nas quais as partes a serem montadas ou os materiais a serem utilizados são preparados antecipadamente de maneira que o trabalho seja executado de maneira rápida e objetiva.

Vocês sabiam que a Bíblia fala de uma construção pré-fabricada? Foi o templo de Jerusalém, construído nos dias do rei Salomão. “E edificava-se a casa com pedras lavradas na pedreira; de maneira que nem martelo, nem machado, nem qualquer outro instrumento de ferro se ouviu na casa enquanto estava sendo edificada.” I Reis 6: 7.

“O templo judaico foi construído de pedras lavradas, tiradas das montanhas; e cada pedra foi adaptada para seu lugar no templo, talhada e polida, e provada antes de ser levada para Jerusalém. E quando tudo foi levado ao local, o edifício foi erguido sem som de machado ou martelo.” Nossa Alta Vocação, pág. 163.

“As tábuas também eram preparadas na floresta. Os móveis, semelhantemente, foram trazidos para essa casa já prontos para a utilização.” – CRISTO Triunfante, pág. 154.

O que teria motivado as pessoas envolvidas naquela construção a realizarem-na de forma tão singular, trazendo as diferentes partes já pré-moldadas, como um gigantesco quebra-cabeças? Creio que a melhor palavra para descrever a principal razão para isso é: reverência.

Que contraste entre o cuidado, zelo e reverência manifestados pelos construtores do antigo templo de Jerusalém e o que vemos hoje sendo apresentado dentro de muitas das nossas igrejas! Creio que existe mais barulho em muitas das músicas apresentadas hoje em dia dentro da casa de DEUS do que houve em toda a construção do templo de Salomão. Que sons temos ouvido dentro da igreja? São os sons de instrumentos musicais dedicados aos louvores do SENHOR ou ruidosas ferramentas utilizadas pelo Diabo para profanar a casa de DEUS?