Princípios da Boa Música

por: Eurydice V. Osterman

Nem toda música religiosa é boa e nem toda música secular é má. Quando os princípios seguintes são aplicados a ambos os tipos de música, podem ser feitas escolhas para acomodar os gostos individuais, institucionais e culturais. Toda música deveria ser julgada pelo padrão indicado em Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”, dando consideração a:

  1. Contexto: uma filosofia de música que é baseada em valores cristãos e crenças doutrinárias da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
  2. Função e Adequação: a música que vai de encontro às necessidades espirituais e sociais para a nutrição, edificação, e crescimento do corpo coletivo.
  3. Performance: uma demonstração de conhecimento, compreensão e habilidade para que se obtenha uma efetiva comunicação da mensagem pretendida através da música.
  4. Decoro: presença de palco do músico tanto quanto suas maneiras e respeito aos ouvintes; tudo isso tem um tremendo impacto sobre o comportamento.
  5. Estilo: conhecimento e compreensão do estilo a que pertence a música. A partir do momento em que a indústria da música rotula a música como “religiosa” somente por causa da letra (e não da música), se torna imperativo que os músicos sejam treinados para avaliar tanto a letra como a música a fim de evitar misturar o santo e o profano. Nossa música deve ser distintamente diferente do mundo e deve representar quem nós somos e o que nós somos – Cristãos Adventistas do Sétimo Dia. Traços culturais são meramente incidentais e não devem ser o foco ou a motivação para a escolha da música.
  6. Letra: mensagens que atribuem louvor a Deus e reforçam as doutrinas e crenças da Igreja bem como reforçam valores morais (música secular), devem ambas edificar e elevar o espírito do ouvinte.

A boa música é aquela que:

  • Expressa os princípios do caráter de Deus (fé,verdade, reverência, obediência, respeito, amor, pureza,honestidade, sinceridade, alegria)
  • Pode ser interpretada ou ouvida na presença de Deus.
  • Salienta o crescimento e desenvolvimento espiritual e intelectual.
  • Não mistura o santo com o comum ou profano.
  • É apropriada para a ocasião.
  • É harmoniosa para o corpo, mente e espírito.
  • Tem qualidades artísticas – equilíbrio entre ritmo, melodia e harmonia.

Fonte: Publicado originalmente em http://www.adventista.org.br/Ministeriojovem/musica3.asp