Servos ou Astros?

por: Davy Maia

Não será assim entre vós, mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo; bem como o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mateus 20:26-28)

Tem sido assustador, o grande numero de irmãos que não conseguem entender que para se tornar grande é necessário servir, e que, para ser o primeiro tem que se tornar servo.

A questão, é que eles têm buscado reconhecimentos humanos ao invés de desejarem ser conhecidos [pelo próprio Senhor, no dia da volta de Cristo Jesus][1].

Não são poucos que começaram bem, mas com o decorrer dos dias, corromperam-se através de um sistema mundano que tem influenciado a vida de muitos cristãos.

Hoje, o mundo da concorrência tem feito com que o povo de Deus se desvie da verdadeira razão de terem sidos capacitados por Deus. Os olhares estão fixos em competições de talentos, dons, ministérios, vendas, etc. Para muitos, o sucesso é vender bastante, é estar na mídia, ser bajulado, dar autógrafos e outras coisas mais, [valorizadas pelos homens]. Esqueceram que ser grande, nos padrões de Jesus, é aquele que tem sua motivação em apenas servir. Fomos habilitados por Deus para servi-lO.

Não é a toa que a palavra nos alerta, dizendo: O diabo é sutil e astuto. Muitos, por não se atentarem para isto, têm declarado que o diabo está debaixo de seus pés e não percebem que ele está, [na verdade, lhes] fazendo cócegas. Ele tem satirizado muitos ministros e ministérios. Pedro, através do Espírito Santo, nos advertiu a “vigiar e orar, porque o diabo o nosso adversário, anda ao nosso derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (I Pedro 5:8). Se Pedro nos alertou sobre isto, significa que não devemos desprezar os ardis do inimigo.

Se não nos revestirmos com a armadura de Deus (Efésios 6:11-18), jamais estaremos firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Ele veio para matar, roubar e destruir. Isto inclui destruir as motivações que edifiquem o Reino de Cristo. Ele não quer que você evidencie e priorize o Reino de Deus, ele quer que você se auto proclame, e faça somente suas vontades, acima das vontades do Pai. O desejo de satanás, é que eu e você façamos justamente aquilo que ele fez: Querer a glória para si. Eu e você precisamos nos atentar para isto! Um servo autêntico, serve incondicionalmente. Muitos querem ser astros ao invés de servos.

Veja a diferença entre servo e astro: O astro busca destaque para si. O servo sempre [tentará] agradar ao seu Senhor, independente de destaque [pessoal] ou não. Não existe nada de errado em se tornar conhecido, Jesus foi, é, e sempre será famoso. O problema não está na fama, o problema é deixar de ser servo. [Mais do que isso, o problema está em desejar a fama acima do querer executar a vontade do Senhor].

Infelizmente, muitos querem ser paparicados, possuem uma lista com exigências exorbitantes, e se dizem servos. O mais triste é que cantam canções que expressam amor por Jesus, dizem que querem ser como Ele é; contudo, quando vemos suas exigências, percebe-se que não estão [cobertos com o espírito de serviço], mas sim de serem servidos. [Quando abandonamos o serviço a Deus e ao Seu povo, damos lugar para o governo do inimigo].

Alguns têm se atolado na falsidade, insubmissão, desobediência, orgulho, mentira, adultério, avareza, ganância e egoísmo, cantam e falam de Deus, todavia, já perderam o temor, o zelo pela Palavra e pela presença do Senhor.

O Reino de Deus não Necessita de Astros.

Não pense que meramente cantar a respeito de Jesus, [aparecer em fotos] ou artigos em revistas, dar entrevistas em rádios e cantar em programas de televisão, já é o bastante. Quero alertá-lo a sondar suas motivações, relacionamento, santidade, intimidade e compromisso com a palavra de Deus. Afinal, naquele dia, não adiantará dizer : “Jesus, tenho CD gravado, fui ministro de louvor, cantei canções que falam de Ti, expulsei demônios, enfermos foram curados e preguei a Tua palavra para multidões”. Imagine como será frustrante ouvir de Jesus: “Eu nunca te conheci!”

Ser músico ou cantor não nos faz servos, mas podemos servir cantando e tocando. Não se preocupe em ser famoso, construa uma boa fama, seja um homem de Deus.

Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20:28).

Poucos querem dar a vida como Cristo deu. Um servo autêntico não busca autopromoção, o servo autêntico apenas serve, serve e serve… Ele faz de tudo para agradar ao seu Senhor. E, se acaso algum dia venha se tornar conhecido de muitos, ele sempre será reconhecido como um homem que verdadeiramente serve, teme e obedece a Deus. […]

Aquilo que você é hoje, refletirá no seu amanhã. Por exemplo: Se você é uma benção hoje, continue sendo muito mais! Agora, se você é um mero produto de marketing que não sabe servir a ninguém, lembre-se: isto refletirá aos olhos e ouvidos de muitos, afinal, ninguém fica tanto tempo enganando por apenas possuir uma bela voz, uma boa técnica ou uma boa locução. Aquilo que realmente somos virá à tona um dia, pois nada ficará encoberto que não venha ser revelado. [Mesmo que passemos toda a nossa vida enganando a todos com nossas pretensões de fama, um dia o próprio Jesus revelará o que realmente está em nossas intenções. Deus é onisciente e, portanto, conhece todas as nossas motivações. Podemos enganar aos homens, na Terra, mas Deus tudo sabe, tudo vê e nos julgará no dia de Sua ira.]

Ah! [Não canso de imaginar o quanto alguns de nossos irmão desejariam aparecer em manchetes de jornal, em programas de televisão, em ondas do rádio!] Ou aparecer na televisão em um horário privilegiado, e ainda mais em um programa de grande audiência. Creio que poucos usariam [este espaço da mídia com a intenção] de proclamar a Cristo acima de tudo, usariam [com o objetivo de] se auto-promoverem.

[Por falar em] noticia! [Ouvi] dizer que quatro cristãos foram mortos, e que dois foram gravemente feridos. Eles foram pegos em uma casa na Turquia, onde funcionava uma gráfica secreta onde imprimiam Bíblias afim de evangelizar aquela nação.

Os nomes deles não foram citados e, talvez, eu e você nunca saberemos de quem se trata, eles não foram paparicados e não lhes pediram autógrafos. Com certeza, eles não correram atrás disto, o que queimava em seus corações era o desejo de ver pessoas se renderem a Cristo e confessá-lo como único e verdadeiro Salvador. [Que brutal diferença! Luzes e holofotes, contra o anonimato de servir a Deus em terra estranha!]

Assim como o mestre Jesus deu a vida em resgate de muitos, estes servos optaram em dar as suas, a fim de que muitos tivessem acesso ao evangelho de Cristo naquela nação.

Imagino Cristo, recepcionando-os na morada celestial, dizendo: “Eis que vocês foram muitos mais que servos, vocês me serviram incondicionalmente, me amaram de todo coração e amaram as almas perdidas. Eis que não vos chamo mais de servo, mas sim de amigos. Entrem, sois bem vindos a casa de meu Pai!”

O Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:28

O que estamos sendo, servos ou astros?


Nota:

[1] Todas as expressões entre [colchetes] são adições dos editores do Música Sacra e Adoração, não constando no artigo original. (Nota dos editores do Música Sacra e Adoração).