E Deus Disse: Tire esta Música de Perto de Mim!

por: Davy Maia [*]

“Afasta de mim o som das tuas canções e a melodia dos teus instrumentos”. (Amós 5:23).

O profeta Amós estava repreendendo o povo de Israel pois, aos olhos humanos, eles demonstravam zelo na adoração pública, faziam seus sacrifícios, festas, solenidades, ofertas pacíficas, músicas e cânticos. Porém, em suas vidas, faltava a verdade.

Entretanto, Deus ama a verdade que está no intimo. (Salmos 51:6).

É muito fácil tocarmos e cantarmos canções que falam de Jesus, o difícil é viver o que tocamos e cantamos.

Conforme podemos ler no texto de Amos, o povo continuava a fazer as coisas para Deus. Haviam os rituais, festas e canções. Todavia, eles estavam sendo reprovados em todas estas coisas. Deus não tinha nenhum prazer com aquilo que estava sendo oferecido pelo povo de Israel. Nem as belas canções, as belas melodias, e o som de instrumentos eram aceitáveis aos ouvidos de Deus. Muito pelo contrário. O que para nós seria belo, para Deus, não passava de barulho e ruídos, e o que para nós seria uma melodia agradável, para Deus era motivo de tapar os ouvidos. Sabe porquê? Porque, Deus ama a verdade que está no intimo. Aqueles músicos não estavam vivendo o que tocavam e cantavam. Faltava justiça, honestidade, e o juízo em seus corações.

Como vemos, Deus não se engana pela nossa postura, técnica, arranjos e musicalidade. Deus quer coisas que vão muito além disto, Ele ama a verdade, pois Ele é a verdade, Ele quer relacionamento, Ele quer intimidade.

Devemos dar ao Senhor o nosso melhor, porém, o fato de sermos os melhores músicos ou melhores cantores, não nos faz verdadeiros adoradores. Pois a adoração é algo espiritual e deve começar em nosso espírito e, assim, será manifesto com verdade em [nossas atitudes musicais][1].

Aqueles músicos e cantores da época, poderiam ter sido os melhores músicos na face da terra; porém, ser melhor nos padrões humanos, nem sempre significa [a aprovação de] Deus. Deus procura em nossos corações a essência verdadeira, que é, fazer a Sua vontade e ser como Ele é: puro, simples, íntegro, honesto, justo, verdadeiro, bom, amoroso, santo.

Ter fama aos olhos humanos não significa [a aprovação Divina]. Vender milhares de CD’s não significa estar aprovado pelo Senhor. Estar em capas de revistas ou na mídia, não significa estar nas “manchetes” de Deus.

[Muito melhor do que inventarmos novas maneiras de adorarmos a Deus], é oferecer primeiramente nossas vidas em adoração a Ele. Temos que sentir, em nosso coração, fome e sede pelo Senhor e [o desejo de] ser como Ele é.

Podemos estar no altar de uma igreja, mas não estar em [comunhão com] Deus; freqüentarmos cultos, mas não estarmos em unidade; cantarmos sobre a união, porém, não estarmos unidos; falarmos de justiça, mas sermos injustos; podemos dizer que servimos ao Senhor incondicionalmente, contudo, [impor a Ele nossas próprias condições]; [podemos proclamar que procuramos a vontade de Deus para o que fazemos em nome dEle, mas simplesmente executamos aquilo que conforta nossa própria vontade].[2]

E você, músico e ministro do Senhor, o que Deus iria dizer a você, hoje? Afasta esta música de perto de mim? Ou: continuem tocando, pois sua vida tem Me agradado?

É tempo de refletir e [praticar o arrependimento]! E, assim, prosseguir naquilo para que Deus nos chamou: Simplesmente SERMOS COMO ELE É.


Notas:

Os editores do Música Sacra e Adoração agradecem ao autor pela colaboração

[1] Todos os termos entre [colchetes] são adições dos editores do Música Sacra e Adoração, não constando do arquivo original. (Nota dos editores do Música Sacra e Adoração).

[2] Destacamos neste parágrafo, a necessidade da busca ininterrupta da vontade Divina para qualquer execução relacionada à adoração, seja na vida pessoal do crente, seja em público, na casa do Senhor. Os cânticos hebreus foram afastados do Senhor, em Amós 5, devido à ausência de temor do povo em relação aquilo que Deus ordena como elementos essenciais na adoração humana: entrega, retidão e serviço. Não é possível que sirvamos a Deus, se simplesmente ignoramos as Suas ordens, ou Suas vontades! Destacamos a necessidade da entrega total do coração do crente a Deus, para uma adoração correta, todavia, lembramos que, após a entrega, o crente deve seguir sua trajetória espiritual em uma busca pela vontade De Deus que se expande para todas as áreas da vida do indivíduo, sendo a principal delas, a sua adoração. (Nota dos editores do Música Sacra e Adoração).