Desenvolvimento do Talento

por: Marcelo Andrade de Souza

“Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.”Salmo33:3

Para se cantar um cântico novo, tocar bem e com júbilo é necessário buscar a presença de Deus e também dedicar-se, exercitar-se em seu instrumento de aptidão.

No caso de um grupo de louvor, necessário é que, esta dedicação seja realizada individualmente e em conjunto, através da oração, do relacionamento, do estudo da palavra, do amor mútuo, da unidade no vínculo da paz, e através de ensaios, onde podemos experimentar a atuação do Espírito de Deus sobre esta parte do corpo de Cristo que se reúne para se aperfeiçoar, no ministério que Deus lhe confiou.

Todos têm capacitação, ímpios e justos, sem distinção. O que diferencia um bom administrador de um mau administrador, é a dedicação, o zelo, o compromisso, a coragem e intrepidez em investir, nesta capacitação, multiplicando assim seus talentos.

Na parábola dos talentos , um dos três servos que receberam os bens de seu senhor, foi acusado de ser um servo mau e preguiçoso.

Porque? Não tinha capacidade para o serviço? Ou era uma tarefa acima de sua capacidade? Todos eles receberam o montante diretamente proporcional a sua capacidade , ou seja, não consistia em nenhuma tarefa além do que já eram capacitados. Precisavam, apenas, dedicar-se em exercer a sua capacitação. O terceiro servo foi acusado de mau e preguiçoso, porque não dedicou tempo, nem se dedicou a sua capacitação. Todos temos capacidade para investir, negociar, aplicar, gerenciar os talentos que Deus nos confiou.

O que não devemos é, nos tornar preguiçosos a ponto de acharmos que não devemos nos dedicar a capacitação para multiplicarmos o talento ou os talentos que Deus nos deu; nem deixar que o medo , domine nosso ser, a ponto de enterrarmos os talentos a nós confiados por Deus. O medo anula a fé, e sem fé é impossível agradar a Deus .

Não importa quantos talentos lhe foram confiados, mas sim a capacidade com a qual você foi revestido para administrá-los. Esforce-se e use-o!

“Os homens não são todos iguais em talentos; mas podem-no ser no esforço”.

Lembre-se:

“… não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.” 2 Coríntios 3:5,6

“Não negligencies o dom que há em ti … Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos.” 1 Timóteo 4:14,15


Fonte: Publicado originalmente em http://www.vidanovamusic.com/artigos/artigoenviado3.html