por: Alexandre Reichert Filho
1. Cantar é um Privilégio Cristão
O cristianismo é uma religião que canta. Sua fonte de inspiração é um Salvador vivo e poderoso, que venceu a morte e habita conosco em nossos corações.
2. Cantar Oferece Maior Oportunidade de Participação no Culto
Quando o crente canta não somente com a boca, mas também com o entendimento, com a alma e o coração transbordantes de júbilo e de gratidão, ele pode sentir de um modo mais real a presença do Espírito Santo de Deus em seu coração.
3. Cantar Harmoniza o Coração com Deus
Os grandes hinos que hoje cantamos são uma coleção de pensamentos, expressões e experiências espirituais dos grandes vultos do cristianismo dos tempos passados. Se cantarmos os hinos com entusiasmo e sinceridade, nossos corações se harmonizarão com a vontade de Deus.
4. O Cântico Exerce Influência Unificadora
O poder contagiante da música é grande. Observemos, por exemplo, como uma canção patriótica unifica o povo durante uma crise nacional. Os grandes hinos cristãos contribuem, assim, para a maior unificação do povo de Deus em um só coração e um só pensamento.
5. Cantar dá Oportunidade Para Expressar Nossas Emoções e Nossos Sentimentos Pessoais
Assim como há passagens bíblicas que se adaptam a cada situação, há também hinos adequados a cada necessidade. Quando analisamos um hino, verificamos se ele expressa aquilo que no momento o nosso coração sente.
6. Cantar Fortalece o Nosso Caráter
Há um provérbio que diz: “Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és.” Usando palavras semelhantes, poderíamos dizer: “Dize-me o que cantas, e eu te direi quem és.” É importante que a igreja saiba sempre usar os hinos que falam mais perto ao coração dos crentes e que tem profunda significação espiritual para a vida de seus membros.
7. Cantar Tem Grande Valor Educacional
Através dos hinos aprendemos as verdades sobre Jesus Cristo e as grandes doutrinas de sua igreja. A verdade de Jesus pode e deve ser ensinada através da música.
8. Cantar é Boa Mordomia
Cantar hinos de louvor ao nosso Salvador enche o nosso coração de completa esperança e dá-nos a satisfação de saber que estamos, de um certo modo, devolvendo a Deus o que Ele nos deu – a oportunidade de darmos o nosso testemunho através do cântico de um hino.
Fonte: Publicado originalmente em http://www.alexpiano.com/bencaos.htm