por: Cezar Ribas
De acordo com uma nova pesquisa, besouros são super caretas e não gostam de rock Heavy Metal – ou de nenhuma música mais “pesada”. E os cientistas descobriram que o som que os mais deixa irritados são versões modificadas dos sons que eles mesmos fazem.
Os besouros estavam destruindo árvores que já estavam em extinção, muito importantes para o ecossistema, e os cientistas resolveram encontrar uma forma de impedi-los (sim, os besouros também têm lugar no ecossistema, mas a ação do homem e as mudanças climáticas fizeram com que eles se reproduzissem demais).
Para expulsar os besouros, os cientistas tocaram Guns & Roses, Queen, Rush Limbaug e versões manipuladas dos sons dos próprios besouros. Além de ficarem perturbados e irem embora, os insetos lutavam entre si, matando uns aos outros, não conseguiam se reproduzir, muito menos cavar túneis e se alimentar.
A conclusão foi que o stress acústico realmente afeta os insetos e é uma boa maneira de combatê-los.
Antes de colocar a “terapia” em prática na floresta, os cientistas haviam testado o método em pequenas “fatias” de madeira, retiradas de árvores infestadas, e puderam analisar de perto a resposta dos besouros com diferentes tipos de música.
Os pesquisadores afirmam que, se a música fosse tocada antes da cópula dos insetos, o macho ficava tão irritado que acabava destruindo a fêmea.
Nota: de acordo com o site MSNBC, o projeto de pesquisa foi coordenado por Richard Hofstetter e Reagan McGuire, entmologistas da Northern Arizona University.
Fonte: HypeScience