Teoria Musical Online – Escalas – Escala Menor

Assim como a escala maior, a Escala Menor tem 7 notas. Porém, a escala menor tem três variantes: a menor natural, a menor harmônica e a menor melódica. Essas variantes diferem na forma como os graus VI e VII são alterados.

Na Escala Menor Natural todas as notas aparecem com os mesmos acidentes que a sua relativa maior. Daí o nome de Natural.

Na escala menor natural os semitons estão entre os graus II-III e V-VI.

O grau VII da escala menor é freqüentemente elevado em meio tom. A escala resultante é chamada de Escala Menor Harmônica, pois a elevação do sétimo grau normalmente é motivada pela harmonia. A elevação desta nota permite a formação do acorde de dominante e do acorde de sétima de dominante sobre o quinto grau da escala.

Além de alterar o VII grau, também podemos alterar o VI grau . A escala resultante é chamada de Escala Menor Melódica. O propósito principal desta alteração é facilitar o movimento melódico do VI para o VII grau, evitando o intervalo de segunda aumentada que é formado na escala menor harmônica. Por este motivo, ela é chamada de escala menor melódica.


Próxima Parte

Índice de Escalas

Índice do Curso


Fonte: Music Theory Web, © de José Rodríguez Alvira
Traduzido e publicado com autorização do autor