A Música na Adoração – Apêndice F
por: Adrian Ebens
Um Resumo dos Efeitos Psico-Fisiológicos da Música
Do livro: Psycho-Physiological Effects of Music de Wolfgang Stefani págs. 79-83
Os pontos chave podem ser resumidos conforme segue:
Volume
- O volume afeta o organismo humano.
- O efeito se intensifica conforme o volume aumenta
- O sistema nervoso autônomo começa a reagir de forma apreciável a aumentos no volume a partir de 70 decibéis, embora pulsos sonoros a 55 decibéis sejam gravados pelo cérebro e incitem a respostas.
- O efeito se intensifica grandemente com alterações bruscas, especialmente do volume baixo para o alto.
- Respostas psico-fisiológicas podem durar de 15 a 30 minutos depois que o estímulo real tenha cessado.
- Os níveis de volume da música de mf para cima são particularmente relevantes para a experiência citada.
Altura
- A altura afeta o organismo humano.
- O efeito é menor entre 256 – 512 Hz, a faixa natural da voz humana.
- Alterações fisiológicas ocorrem mais notavelmente com alturas tanto acima quanto abaixo desta faixa e aumentam na magnitude média conforme a freqüência se torna mais elevada ou mais baixa.
- Os efeitos se intensificam com alturas subitamente elevadas ou baixas.
- Parece que flutuações consistentes, rápidas, para cima e para baixo na altura, como no vibrato, afetam o organismo humano e evocam respostas.
- O organismo humano detecta mesmo as menores variações na altura, especialmente nas alturas mais elevadas e a detecção das diferenças de altura é duplicada se o nível de volume é alto.
- Freqüentemente existe uma correlação entre o volume e a altura, agrupando os efeitos de cada elemento, por exemplo, no uso simultâneo de um volume alto e de uma altura elevada.
- Melodia está relacionada à altura e afeta o organismo humano das seguintes formas:
- O movimento diatônico parece ser o que tem menos efeito sobre o organismo humano.
- Quanto maior a distância entre tons sucessivos, maior a tensão causada no ouvinte.
- Intervalos muito pequenos, como os usados no movimento cromático também provocam tensão.
- Geralmente, intervalos ascendentes causam maior tensão do que os intervalos descendentes.
- Notas agudas são causadoras de maior tensão do que notas graves.
Harmonia
- A harmonia afeta o organismo humano; porém, é um elemento musical complexo e é difícil isolá-lo e medi-lo.
- As características tradicionalmente associadas com os modos maiores e menores tem sido confirmadas experimentalmente.
- Harmonias dissonantes complexas estão associadas a tensão muscular, excitamento, agitação ou tragédia.
- Harmonias consonantes simples estão associadas com relaxamento muscular, paz, felicidade e suavidade.
- O organismo humano reage mais fortemente a harmonias complexas e dissonantes.
- Crescente uso de cromatismo e aumento no grau e “distância” da modulação aumenta e resposta de tensão.
- Nem inteligência, nem talento musical, nem treinamento e nem histórico afetam a capacidade de discriminar entre o efeito no humor do modo maior e menor.
Ritmo
- O ritmo afeta o organismo humano; porém, é um elemento musical complexo e é difícil isolá-lo e medi-lo.
- Os ritmos musicais são análogos aos ritmos fisiológicos do organismo humano e tanto podem alterar a sua taxa quanto aumentar a sua amplitude.
- O uso de um tambor ou instrumento de percussão de afinação indefinida semelhante como fonte de estímulo rítmico afeta uma área maior do cérebro humano e transmite a ele mais energia do que o uso de um instrumento de afinação definida.
- Figuras pontuadas, ritmos desiguais e a batida anapéstica são os que mais afetam o humor.
- Mantendo inalterados os outros elementos, conforme o tempo é acelerado a partir da taxa de pulsação até o limite superior do tempo prático, a tensão emocional aumenta.
- Sempre que as subdivisões das unidades métricas são regulares e o acento se limita basicamente ao padrão básico, o efeito pode ser estimulante, mas não será perturbador.
- A tensão rítmica é aumentada na mesma proporção que o acento dinâmico é deslocado em relação ao acento métrico.
- Um aumento na força dinâmica amplia o efeito emocional do acento deslocado.
- Existem vários “precipitantes”, que são conhecidos por aumentar a resposta ao estímulo rítmico – ritmos acompanhantes que sejam múltiplos do ritmo principal, estimulação rítmica em mais de um modo sensorial, stress, fadiga, baixa taxa de açúcar no sangue e produção de adrenalina.
Algumas Considerações Gerais
- A música, como um estímulo total influencia quase cada parte do organismo humano de alguma forma
- Os efeitos da música não podem ser erradicados por aprendizado ou pela escolha em ignorá-los.
- A música ultrapassa o processo de tomada de decisão para entrar no organismo humano. Assim, o indivíduo é impotente para evitar que os efeitos da música que seja tocada dentro de sua área de audição sejam registrados em seu corpo.
- O efeito da música sobre o música executante é mais forte do que o efeito da música sobre o ouvinte.
- O ritmo é o elemento musical cada vez mais considerado como o que mais afeta o organismo humano, o efeito da harmonia é comparativamente moderado e o efeito da melodia é o mais baixo.
- Música instrumental é fisicamente mais estimulante do que a música vocal.
- A comunicação musical, baseada nas características naturais do som, transcende todas as influências culturais e ambientais. A comunicação das características estilísticas culturalmente e socialmente idiossincráticas da música requer educação e familiaridade para uma apreciação completa.
- O gosto musical é predominantemente socialmente e culturalmente derivado, mas isto não afeta as respostas psico-fisiológicas básicas.
- Algumas pessoas são afetadas pela música mais do que outras por causa de seu envolvimento voluntário. Familiaridade e apreciação por um estilo particular de música, como resultado da educação ou de condicionamento cultural, aumenta o envolvimento emocional e possivelmente mesmo o envolvimento psico-fisiológico com a música e assim o efeito é reforçado.
- As alterações na percepção musical ocorreram através da arte da música ocidental e estas alterações estão ocorrendo mais rapidamente agora do que ocorreram anteriormente.
- A taxa de alteração na percepção musical e no próprio estímulo musical também tem seu próprio efeito psico-fisiológico. Isto é especialmente evidente quando visto como parte das mudanças que aceleradamente estão tomando lugar na sociedade do século vinte como um todo.
Próxima parte: Apêndice G – Uma Comparação das Características do Evangelho e da Música Pop