Intervalos – Parte III
Relação de Intervalos Cromáticos, Enarmonia e Sinais de Representação
Exemplo na Tonalidade de Dó (Dó como nota Tonica). Observe abaixo:
– As notas que estiverem no mesmo quadro são enarmônicas (mesmo som com denominações diferentes).
– A coluna de sinais usados, correspondem a maneira mais usada de representar os intervalos.
Notas – Intervalos – Sinais Usados
Relação de Intervalos Cromáticos, Enarmonia e Sinais de Representação
Exemplo na Tonalidade de Dó (Dó como nota Tonica). Observe abaixo:
- Na coluna (nome) os termos entre parênteses são subentendidos quando se diz o nome do acorde;
- Enarmonia (como visto em aulas anteriores) são nomes diferentes para um mesmo som;
- Em cifra usa-se nona ao invés de segunda, já que a nona aparece quase sempre uma oitava acima da segunda na formação do acorde;
- Observe que a sétima menor tem o símbolo 7 e não 7m, portando, por exemplo, C7 (do com sétima) é formado pelos I, III, V e VIIb graus, C E G Bb e não B. Se usado o B seria 7M (sétima maior).
Notas – Intervalos – Sinais/Símbolos Usados
Notas |
Enarmonia |
Graus |
Intervalos |
Símbolo |
Nome |
. |
I |
f |
. |
Fundamental |
|
Reb |
. |
IIb |
2m |
9b |
Nona menor |
Re |
. |
II |
2M |
9 |
Nona (maior) |
Re# |
Mib |
II+ |
2aum |
9+ |
Nona aumentada |
Mib |
Re# |
IIIb |
3m |
m |
Terça menor |
Mi |
. |
III |
3M |
. |
Terça maior |
Fa |
. |
IV |
4J |
4 ou 11 |
Quarta (justa) ou Décima primeira |
Fa# |
Solb |
IV+ |
4aum |
11+ |
Décima primeira aumentada |
Solb |
Fa# |
Vb |
5dim |
5b |
Quinta diminuta |
Sol |
. |
V |
5J |
. |
Quinta justa |
Sol# |
Lab |
V+ |
5aum |
5+ |
Quinta aumentada |
Lab |
Sol# |
VIb |
6m ou 13m |
6b ou 13b |
Sexta menor ou Décima terceira menor |
La |
Sibb |
VI |
6M |
6 |
Sexta (maior) |
Sibb |
La |
VIIbb |
7dim |
o ou dim |
Sétima diminuta |
Sib |
. |
VIIb |
7m |
7 |
Sétima menor |
Si |
. |
VII |
7M |
7M |
Sétima maior |
Intervalo Melódico e Harmônico
Existem basicamente dois tipos de intervalos quanto a sua forma de execução: Intervalo Melódico é aquele em que as notas são ouvidas uma de cada vez, ou seja, sucessivamente.
Intervalo Harmônico é aquele em que as notas são ouvidas simultaneamente, formando acordes.
Inversão de Intervalos
Podemos também obter intervalos descendentes que são a inversão dos intervalos originais ascendestes. Esta inversão equivale ao mesmo intervalo em relação a nota tônica em sentido contrário.
Exemplo:
Na Escala de Dó a nota mi equivale ao intervalo de terça maior (dois tons acima), a sua inversão será justamente este intervalo de dois tons no sentido descendente, ou seja dois tons abaixo de dó (tônica) que é a nota lá b que equivale ao intervalo de sexta menor. Concluímos então que a inversão de terça maior é sexta menor.
Na inversão, coloca-se a nota mais baixa uma oitava acima ou a nota mais alta uma oitava abaixo:
Veja abaixo quadro da inversão dos intervalos:
Intervalo | Quadro Invertido |
2a | 7a |
3a | 6a |
4a | 5a |
5a | 4a |
6a | 3a |
7a | 2a |
Observando a tabela acima podemos tirar algumas conclusões e formular uma regra prática.
Perceba que a soma de qualquer intervalo original com a sua inversão sempre será nove.
Intervalo Original + Inversão = 9
- A inversão do M (maior) é m (menor)
- A inversão do m (menor) é M (maior)
- A inversão do aum (aumentado) é dim (diminuto)
- A inversão do dim (diminuto) é aum (aumentado)
- A inversão do j (justo) continua sendo j (justo)
Veja um exemplo usando essa fórmula:
Qual é a inversão de 6m?
Fórmula: 6m + xM = 9. – Veja que o sinal do inverso de M (maior) é m (menor)
Resposta: a inversão de 6m é 3M.
Outro exemplo de usar a inversão é na seguinte questão:
Se lab é sexta menor de dó, portando dó será a terça maior de lá b que é o intervalo inverso.
A inversão de intervalos é muito útil quando se está analisando sextas e sétimas; assim como para verificar se o intervalo foi classificado corretamente. Veja o tópico Identificando pela inversão.
Exemplos de Intervalos Invertidos: