Intervalos – Parte III

Relação de Intervalos Cromáticos, Enarmonia e Sinais de Representação

Exemplo na Tonalidade de Dó (Dó como nota Tonica). Observe abaixo:

– As notas que estiverem no mesmo quadro são enarmônicas (mesmo som com denominações diferentes).

– A coluna de sinais usados, correspondem a maneira mais usada de representar os intervalos.

Notas – Intervalos – Sinais Usados

Relação de Intervalos Cromáticos, Enarmonia e Sinais de Representação

Exemplo na Tonalidade de Dó (Dó como nota Tonica). Observe abaixo:

  • Na coluna (nome) os termos entre parênteses são subentendidos quando se diz o nome do acorde;
  • Enarmonia (como visto em aulas anteriores) são nomes diferentes para um mesmo som;
  • Em cifra usa-se nona ao invés de segunda, já que a nona aparece quase sempre uma oitava acima da segunda na formação do acorde;
  • Observe que a sétima menor tem o símbolo 7 e não 7m, portando, por exemplo, C7 (do com sétima) é formado pelos I, III, V e VIIb graus, C E G Bb e não B. Se usado o B seria 7M (sétima maior).

Notas – Intervalos – Sinais/Símbolos Usados

Notas

Enarmonia

Graus

Intervalos

Símbolo

Nome

.

I

f

.

Fundamental

Reb

.

IIb

2m

9b

Nona menor

Re

.

II

2M

9

Nona (maior)

Re#

Mib

II+

2aum

9+

Nona aumentada

Mib

Re#

IIIb

3m

m

Terça menor

Mi

.

III

3M

.

Terça maior

Fa

.

IV

4J

4 ou 11

Quarta (justa) ou Décima primeira

Fa#

Solb

IV+

4aum

11+

Décima primeira aumentada

Solb

Fa#

Vb

5dim

5b

Quinta diminuta

Sol

.

V

5J

.

Quinta justa

Sol#

Lab

V+

5aum

5+

Quinta aumentada

Lab

Sol#

VIb

6m ou 13m

6b ou 13b

Sexta menor ou Décima terceira menor

La

Sibb

VI

6M

6

Sexta (maior)

Sibb

La

VIIbb

7dim

o ou dim

Sétima diminuta

Sib

.

VIIb

7m

7

Sétima menor

Si

.

VII

7M

7M

Sétima maior

Intervalo Melódico e Harmônico

Existem basicamente dois tipos de intervalos quanto a sua forma de execução: Intervalo Melódico é aquele em que as notas são ouvidas uma de cada vez, ou seja, sucessivamente.

Intervalo Harmônico é aquele em que as notas são ouvidas simultaneamente, formando acordes.

Inversão de Intervalos

Podemos também obter intervalos descendentes que são a inversão dos intervalos originais ascendestes. Esta inversão equivale ao mesmo intervalo em relação a nota tônica em sentido contrário.

Exemplo:

Na Escala de Dó a nota mi equivale ao intervalo de terça maior (dois tons acima), a sua inversão será justamente este intervalo de dois tons no sentido descendente, ou seja dois tons abaixo de dó (tônica) que é a nota lá b que equivale ao intervalo de sexta menor. Concluímos então que a inversão de terça maior é sexta menor.

Na inversão, coloca-se a nota mais baixa uma oitava acima ou a nota mais alta uma oitava abaixo:

Veja abaixo quadro da inversão dos intervalos:

Intervalo Quadro Invertido
2a 7a
3a 6a
4a 5a
5a 4a
6a 3a
7a 2a

Observando a tabela acima podemos tirar algumas conclusões e formular uma regra prática.

Perceba que a soma de qualquer intervalo original com a sua inversão sempre será nove.

Intervalo Original + Inversão = 9

  • A inversão do M (maior) é m (menor)
  • A inversão do m (menor) é M (maior)
  • A inversão do aum (aumentado) é dim (diminuto)
  • A inversão do dim (diminuto) é aum (aumentado)
  • A inversão do j (justo) continua sendo j (justo)

Veja um exemplo usando essa fórmula:

Qual é a inversão de 6m?

Fórmula: 6m + xM = 9. – Veja que o sinal do inverso de M (maior) é m (menor)

Resposta: a inversão de 6m é 3M.

Outro exemplo de usar a inversão é na seguinte questão:

Se lab é sexta menor de dó, portando dó será a terça maior de lá b que é o intervalo inverso.

A inversão de intervalos é muito útil quando se está analisando sextas e sétimas; assim como para verificar se o intervalo foi classificado corretamente. Veja o tópico Identificando pela inversão.

Exemplos de Intervalos Invertidos:


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