Acordes – Parte II
Classificação do Acorde Quanto a Sua Formação Interválica
Como vimos na aula anterior podemos classificar os acordes de acordo com sua formação interválica:
– De acordo com o intervalo de terça ele pode ser maior (3M) ou menor(3m).
– De acordo com o intervalo de quinta ele pode ser diminuto (5dim), perfeito (5j) ou aumentado (5aum)
Classificação do Acorde Quanto o seu Baixo
Chamamos de baixo a nota mais grave do acorde. Podemos montar o acorde não apenas partindo de sua nota tônica mas também a partir de qualquer outro intervalo.
De acordo de com o seu baixo, ou seja, sua nota mais grave o acorde pode ser classificado como fundamental ou invertido.
Acorde fundamental é aquele em que o seu baixo é a nota fundamental, ou seja, a tônica será a nota mais grave.
Exemplo l – Acordes Fundamentais – Tônica no Baixo
Acorde Invertido é aquele em que o baixo não é a nota fundamental.
Quando a terça está no baixo dizemos que o acorde está na 1a. inversão.
Exemplo 2 – Acordes Invertidos – 1ª Inversão – Terça no Baixo
DÓ Maior com MI no baixo
DÓ Maior na 1ª Inversão
Quando a Quinta está no baixo dizemos que o acorde está na 2a. inversão.
Exemplo 3 – Acordes Invertidos – 2ª Inversão – Quinta no Baixo
DÓ Maior com SOL no baixo
DÓ Maior na 2ª Inversão
Exemplo 4 – Acordes Abertos e Fechados
Podemos também classificar os acordes em abertos e fechados. Os acordes fechados são como os vistos nos exemplos anteriores apesar de fundamentais ou invertidos, as notas estão contidas dentro de uma oitava. Veja os exemplos anteriores, todos os acordes são fechados.
Os acordes abertos são aqueles em que as notas de sua formação estão além de uma oitava.
DÓ Maior Fundamental Aberto