A Música na Adoração – Apêndice F

por: Adrian Ebens

Um Resumo dos Efeitos Psico-Fisiológicos da Música

Do livro: Psycho-Physiological Effects of Music de Wolfgang Stefani págs. 79-83

Os pontos chave podem ser resumidos conforme segue:

Volume

  1. O volume afeta o organismo humano.
  2. O efeito se intensifica conforme o volume aumenta
  3. O sistema nervoso autônomo começa a reagir de forma apreciável a aumentos no volume a partir de 70 decibéis, embora pulsos sonoros a 55 decibéis sejam gravados pelo cérebro e incitem a respostas.
  4. O efeito se intensifica grandemente com alterações bruscas, especialmente do volume baixo para o alto.
  5. Respostas psico-fisiológicas podem durar de 15 a 30 minutos depois que o estímulo real tenha cessado.
  6. Os níveis de volume da música de mf para cima são particularmente relevantes para a experiência citada.

Altura

  1. A altura afeta o organismo humano.
  2. O efeito é menor entre 256 – 512 Hz, a faixa natural da voz humana.
  3. Alterações fisiológicas ocorrem mais notavelmente com alturas tanto acima quanto abaixo desta faixa e aumentam na magnitude média conforme a freqüência se torna mais elevada ou mais baixa.
  4. Os efeitos se intensificam com alturas subitamente elevadas ou baixas.
  5. Parece que flutuações consistentes, rápidas, para cima e para baixo na altura, como no vibrato, afetam o organismo humano e evocam respostas.
  6. O organismo humano detecta mesmo as menores variações na altura, especialmente nas alturas mais elevadas e a detecção das diferenças de altura é duplicada se o nível de volume é alto.
  7. Freqüentemente existe uma correlação entre o volume e a altura, agrupando os efeitos de cada elemento, por exemplo, no uso simultâneo de um volume alto e de uma altura elevada.
  8. Melodia está relacionada à altura e afeta o organismo humano das seguintes formas:
    1. O movimento diatônico parece ser o que tem menos efeito sobre o organismo humano.
    2. Quanto maior a distância entre tons sucessivos, maior a tensão causada no ouvinte.
    3. Intervalos muito pequenos, como os usados no movimento cromático também provocam tensão.
    4. Geralmente, intervalos ascendentes causam maior tensão do que os intervalos descendentes.
    5. Notas agudas são causadoras de maior tensão do que notas graves.

Harmonia

  1. A harmonia afeta o organismo humano; porém, é um elemento musical complexo e é difícil isolá-lo e medi-lo.
  2. As características tradicionalmente associadas com os modos maiores e menores tem sido confirmadas experimentalmente.
  3. Harmonias dissonantes complexas estão associadas a tensão muscular, excitamento, agitação ou tragédia.
  4. Harmonias consonantes simples estão associadas com relaxamento muscular, paz, felicidade e suavidade.
  5. O organismo humano reage mais fortemente a harmonias complexas e dissonantes.
  6. Crescente uso de cromatismo e aumento no grau e “distância” da modulação aumenta e resposta de tensão.
  7. Nem inteligência, nem talento musical, nem treinamento e nem histórico afetam a capacidade de discriminar entre o efeito no humor do modo maior e menor.

Ritmo

  1. O ritmo afeta o organismo humano; porém, é um elemento musical complexo e é difícil isolá-lo e medi-lo.
  2. Os ritmos musicais são análogos aos ritmos fisiológicos do organismo humano e tanto podem alterar a sua taxa quanto aumentar a sua amplitude.
  3. O uso de um tambor ou instrumento de percussão de afinação indefinida semelhante como fonte de estímulo rítmico afeta uma área maior do cérebro humano e transmite a ele mais energia do que o uso de um instrumento de afinação definida.
  4. Figuras pontuadas, ritmos desiguais e a batida anapéstica são os que mais afetam o humor.
  5. Mantendo inalterados os outros elementos, conforme o tempo é acelerado a partir da taxa de pulsação até o limite superior do tempo prático, a tensão emocional aumenta.
  6. Sempre que as subdivisões das unidades métricas são regulares e o acento se limita basicamente ao padrão básico, o efeito pode ser estimulante, mas não será perturbador.
  7. A tensão rítmica é aumentada na mesma proporção que o acento dinâmico é deslocado em relação ao acento métrico.
  8. Um aumento na força dinâmica amplia o efeito emocional do acento deslocado.
  9. Existem vários “precipitantes”, que são conhecidos por aumentar a resposta ao estímulo rítmico – ritmos acompanhantes que sejam múltiplos do ritmo principal, estimulação rítmica em mais de um modo sensorial, stress, fadiga, baixa taxa de açúcar no sangue e produção de adrenalina.

Algumas Considerações Gerais

  1. A música, como um estímulo total influencia quase cada parte do organismo humano de alguma forma
  2. Os efeitos da música não podem ser erradicados por aprendizado ou pela escolha em ignorá-los.
  3. A música ultrapassa o processo de tomada de decisão para entrar no organismo humano. Assim, o indivíduo é impotente para evitar que os efeitos da música que seja tocada dentro de sua área de audição sejam registrados em seu corpo.
  4. O efeito da música sobre o música executante é mais forte do que o efeito da música sobre o ouvinte.
  5. O ritmo é o elemento musical cada vez mais considerado como o que mais afeta o organismo humano, o efeito da harmonia é comparativamente moderado e o efeito da melodia é o mais baixo.
  6. Música instrumental é fisicamente mais estimulante do que a música vocal.
  7. A comunicação musical, baseada nas características naturais do som, transcende todas as influências culturais e ambientais. A comunicação das características estilísticas culturalmente e socialmente idiossincráticas da música requer educação e familiaridade para uma apreciação completa.
  8. O gosto musical é predominantemente socialmente e culturalmente derivado, mas isto não afeta as respostas psico-fisiológicas básicas.
  9. Algumas pessoas são afetadas pela música mais do que outras por causa de seu envolvimento voluntário. Familiaridade e apreciação por um estilo particular de música, como resultado da educação ou de condicionamento cultural, aumenta o envolvimento emocional e possivelmente mesmo o envolvimento psico-fisiológico com a música e assim o efeito é reforçado.
  10. As alterações na percepção musical ocorreram através da arte da música ocidental e estas alterações estão ocorrendo mais rapidamente agora do que ocorreram anteriormente.
  11. A taxa de alteração na percepção musical e no próprio estímulo musical também tem seu próprio efeito psico-fisiológico. Isto é especialmente evidente quando visto como parte das mudanças que aceleradamente estão tomando lugar na sociedade do século vinte como um todo.

Próxima parte: Apêndice G – Uma Comparação das Características do Evangelho e da Música Pop