Teoria Musical – Uma Abordagem Pedagógica

por: Prof. Romero Damião

O som tem algumas propriedades importantes.

  • Duração: é o tempo de produção do som.
  • Altura: é a propriedade do som ser mais grave ou mais agudo. O apito de um trem é grave. A sirene de uma ambulância é aguda.
  • Intensidade: é a propriedade do som ser mais forte ou mais fraco.
  • Timbre: é a qualidade do som que permite uma pessoa reconhecer sua origem.

Na escrita musical, estas propriedades do som são representadas assim:

  • Duração: pela figura da nota e pelo andamento.
  • Intensidade: pelos sinais de dinâmica.
    • Por exemplo: Forte, Piano, Mezzopiano, Mezzoforte…
  • Altura: pela posição da nota no pentagrama.
  • Timbre: pela indicação da voz ou instrumento que deve executar a música.

O som musical é representado no papel por um sinal chamado nota. A figura da nota varia, de acordo com a duração do som.

As partes que compõem a nota são:

Pentagrama: é um conjunto de cinco linhas horizontais eqüidistantes e quatro espaços.

Clave: é um sinal que se escreve no pentagrama para dar nome às notas.

Existem três claves: de sol, de dó e de fá. São assim chamadas porque nas linhas onde são escritas, se encontram as notas: sol, dó, fá.

Os sons musicais de acordo com a sua altura, recebem os seguintes nomes: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Esses nomes se repetem de sete em sete do mais grave para o mais agudo.

Oitava: dá-se o nome de oitava ao conjunto de notas existentes entre uma nota qualquer e a sua primeira repetição no grave ou no agudo.

A figura da nota indica a duração do som.
As figuras atualmente usadas são as seguintes:

Começando da semibreve, que tem a maior duração, cada uma dessas notas vale duas da seguinte:

  • Semibreve = 2 mínimas
  • Mínima = 2 semínimas
  • Semínima = 2 colcheias
  • Colcheia = 2 semicolcheias
  • Semicolcheia = 2 fusas
  • Fusa = 2 semifusas

Pausa é um silêncio na música e tem duração variável. É representada assim:

As figuras:

Suas pausas:

As pausas obedecem a mesma proporção das figuras, isto é, cada qual vale duas da seguinte.

Ponto de aumento: é um ponto que se escreve à direita da nota para aumentar metade do seu valor. O ponto de aumento também é usado nas pausas com o mesmo resultado. A nota ou pausa com ponto de aumento se chama “nota pontuada”, ou “pausa pontuada”.

A repetição de compassos pode ser abreviada por sinais. Quando muitos compassos se repetem usamos a barra dupla com dois pontos chamados de ritornello para voltarmos ao começo da música. Ao encontrarmos o terceiro ritornello, voltamos para o segundo conforme o exemplo.

Quando o trecho deve ser repetido do início, usamos a expressão “Da capo” ou abreviamos com D.C.

Compasso: é a divisão da música em pequenas partes de duração igual ou variável.

Barra de compasso: é uma linha vertical que separa os compassos. Usa-se a barra dupla para separar seções da música, ou para concluí-la que neste caso é mais grossa.

Tempo: é uma parte do compasso. Os compassos podem ter tempos diferentes:

  • Compasso binário: tem 2 tempos
  • Compasso ternário: tem 3 tempos
  • Compasso quaternário: tem 4 tempos

Unidade de tempo: é a nota que representa um tempo do compasso. As mais usadas são a mínima, a semínima e a colcheia.

Exemplos:

Unidade de tempo de mínima:

Unidade de tempo de semínima:

Unidade de tempo de colcheia:

Compasso simples: é aquele em que a unidade de tempo tem um valor simples.

Exemplo:

Compasso composto: é aquele em que a unidade de tempo tem um valor composto.

Exemplo:

Fórmula do compasso: são dois números que indicam a unidade de tempo e o número de tempos do compasso. É escrita no início da música, logo após a clave.

Fala-se: “dois por quatro”, “seis por oito”.

O número inferior da fórmula, tanto nos compassos simples como nos compostos, representa as seguintes notas:

No compasso simples o número inferior indica a unidade de tempo e o superior o número de tempos.

No compasso composto, o número inferior indica as notas em que se subdivide a unidade de tempo e o superior, o total dessas notas num compasso.


Fonte: http://www.artemidia.ufcg.edu.br