Escala Maior II
Os Tetracordes da Escala Maior
Tetracorde é uma escala de quatro notas contidas no limite do quarto grau.
Os tetracordes eram usados para construir melodias na música grega antiga. Existiam três tipos de tetracordes gregos:
- Diatônico, com intervalos de: Semitom – Tom – Tom
- Cromático, com intervalos de: Semitom – Semitom – Tom e meio
- Enarmônico, com intervalos de: Quarto de tom – Quarto de Tom – 2 tons
O tetracorde da escala maior é diferente daqueles usados na Grécia antiga e consiste nos seguintes intervalos:
TOM – TOM – SEMITOM
Exemplos:
- Tetracorde de Fá: Fá – Sol – Lá – Sib
- Tetracorde de Dó:Do – Ré – Mi – Fá
- Tetracorde de Sol:Sol – Lá – Si – Dó
- Tetracorde de Ré: Ré – Mi – Fá# – Sol
- Tetracorde de Lá: Lá – Si – Dó# – Ré
A escala maior é formada por dois tetracordes separados entre si por um tom, sendo o primeiro tetracorde da nota de I grau e o segundo tetracorde da nota de V grau.
Exemplos:
Escala de Dó Maior
Para a construção do tetracorde seguimos as mesmas regras para a construção das escalas diatônicas, não havendo repetição do nome da nota e nem saltos para outra nota que seja a próxima da ordem gradual (exemplo: dó ré mi fá sol lá si dó …)
Veja abaixo o quadro com os tetracordes:
Tetracorde de Dó | Do Ré Mi Fá |
Tetracorde de Sol | Sol Lá Si Dó |
Tetracorde de Ré | Ré Mi Fá# Sol |
Tetracorde de Lá | Lá Si Dó# Ré |
Tetracorde de Mi | Mi Fá# Sol# Lá |
Tetracorde de Si | Si Dó# Ré# Mi |
Tetracorde de Fá # | Fá# Sol# Lá# Si |
Tetracorde de Dó # | Dó# Ré# Mi# Fá# |
Tetracorde de Sol # | Sol# Lá# Si# Dó# |
Tetracorde de Ré # | Ré# Mi# Fá x Sol# |
Tetracorde de Fá | Fá Sol Lá Sib |
Tetracorde de Si b | Sib Dó Ré Mib |
Tetracorde de Mi b | Mib Fá Sol Láb |
Tetracorde de Lá b | Láb Sib Dó Réb |
Tetracorde de Ré b | Réb Mib Fá Solb |
Tetracorde de Sol b | Solb Láb Sib Dób |
Tetracorde de Dó b | Dób Réb Mib Fáb |
Tetracorde de Fá b | Fáb Solb Láb Sibb |
Tetracorde de Si bb | Sibb Dób Réb Mibb |
É importante a compreensão dos tetracordes, que consistem em um fragmento da escala maior, para podermos entender as relação entre as tonalidades e as progressões interválicas entre elas que veremos a seguir.