Curso de Fisiologia da Voz – Parte 11
por: Lisley Viana
O Pigarro
O Sistema Respiratório tem um mecanismo muito interessante para se defender das muitas impurezas do ar respirado. Esse mecanismo é formado por um sistema de células que possuem cílio, de células que fabricam muco e de muco.
O mecanismo funciona como uma esteira rolante, pois a sujeira do ar gruda no muco e os cílios tratam de empurrá-lo para cima, em direção da laringe.
Diariamente, a produção de muco chega a 100 – 150 ml em 24 horas. Sem o muco, os cílios não funcionam, como no caso de uma desidratação séria. E o excesso de muco pode dificultar muito o trabalho dos cílios, como nas infecções ou ao inalar substâncias irritáveis, como fumo, álcool ou sedativos.
O ato de fumar modifica o efeito de esteira rolante, porque no fumante há perda de cílios, e excesso de muco, entre outros problemas.
Comumente, o muco é chamado de pigarro quando interfere na voz, causa tosse etc. O muco ou pigarro precisa ser eliminado do organismo, e quando passa pelas cordas vocais, podem causar uma diferença na sua vibração, modificando o som produzido.
A forma que o corpo usa naturalmente para eliminar o pigarro é através da tosse.