Percepção e Discriminação Auditiva
por: autor desconhecido [*]
Ouvir, escutar, sentir e perceber são os fatores mais importantes para se fazer música, principalmente na fase de sensibilização. O processo de aprendizado musical envolve entre outras coisas, o conhecimento das propriedades do som: altura, intensidade, duração e timbre, além do conceito de pulsação , melodia, ritmo, harmonia e forma.
Atividades para desenvolver a percepção e discriminação auditiva
- Pesquisa de sons: do meio ambiente, da sala de aula, da casa, da rua, etc.
- Fechar os olhos e ouvir os sons ao seu redor, identificá-los e localizá-los. Se possível, gravá-los.
- Classificar os sons pela altura(grave/agudo), timbre,intensidade(forte/fraco).
- Brincar de jogo da memória com sons, colocando contas, arroz, feijão, clipes, dentro de caixas pequenas ou latas, aos pares, para classificação ou pareação.
- Brincar de cabra-cega e quente ou frio (direção sonora com sons fortes e fracos ou timbres diferentes)
- Brincar de loto sonoro.
- Desenhar ou recortar figuras que representem sons, identificá-los, classificá-los e imitá-los.
- Reproduzir sons de animais, sons da natureza, sons humanos, sons de objetos.
- Construir uma história ou montar um conjunto musical, com os sons pesquisados. Por exemplo: sonorizar histórias em quadrinhos, situações do cotidiano (andar, lavar pratos, correr, falar, chorar, etc.), cantar uma música com sons de animais, dividir em grupos, cantar em cânone, a duas vozes.
- Representar os sons graficamente com desenhos e símbolos.
- Jogos de improvisação ( envolvendo intensidade , duração dos sons, timbres diversos, altura).
- Dançar e realizar movimentos corporais através de estímulos sonoros.
- Brincar de morto-vivo (altura – sons graves e agudos).
- Improvisar com flauta de êmbolo.
- Comparar a lebre e a tartaruga, representando a história ( andamento – rápido e lento).
- Brincar de avião decolando e aterrisando, imitando o som com a boca.
- Imitar caracol, enrolando e desenrolando, com estímulos sonoros.
- Trabalhar a altura do som relativo (grave, médio ou agudo), com movimentos corporais, dado um estímulo sonoro, com, por exemplo, uma flauta de êmbolo.
- Representar graficamente com linhas sinuosas, pontos, ou outro símbolo qualquer, a atividade anterior.
- Reproduzir o gráfico realizado, com a voz, ou com instrumentos musicais.
O trabalho parte do impreciso para o preciso, do relativo para o absoluto, dos movimentos corporais, para a representação gráfica.
Concluindo, a percepção precisa ser estimulada, pois o desenvolvimento auditivo depende de estímulos constantes e progressivos, favorecendo a compreensão de qualquer música.
“O som é matéria-prima da música, assim como as tintas são para o pintor e as palavras para o escritor.”
Fonte: Publicado originalmente em: http://www.nmb.com.br/beethoven/4.htm
[*] – Nota: Os editores do Música Sacra e Adoração não localizaram informações acerca do autor deste artigo. Qualquer contribuição acerca desta informação será bem-vinda.