Os Intervalos de Quintas – Arquitetura das Tonalidades Maiores
por: Prof.Luiz Netto
A arquitetura das tonalidades maiores e menores obedecem uma estrutura de formação observando determinadas sequencias de Tons e Semitons como explicado logo mais abaixo com o título FORMAÇÃO.
Construção das tonalidades MAIORES com sustenidos e bemóis Constroem-se as escalas com sustenidos e bemois na ordem: [sustenidos] –> Do, sol, re, la, mi si, fa#, do#, [ bemois] –> do b, sol b, re b, la b, mi b, si b, fa. FORMAÇÃO
TONALIDADES MAIORES COM SUSTENIDOS E BEMÓIS TONALIDADE DE DO MAIOR Relativa: La Menor TONALIDADE DE SOL MAIOR Relativa: Mi Menor Observação: Um tom acima do último acidente dá nome à TONALIDADE na armadura com sustenidos. TONALIDADE DE RE MAIOR Relativa: Si Menor TONALIDADE DE LA MAIOR Relativa: Fa# Menor TONALIDADE DE MI MAIOR Relativa: do# menor TONALIDADE DE SI MAIOR Relativa: Sol# Menor TONALIDADE DE FA# MAIOR Relativa: Re# Menor TONALIDADE DE DO# MAIOR Relativa: La# Menor Observação: O penúltimo acidente na clave dá nome à TONALIDADE para armaduras com bemois. TONALIDADE DE DO BEMOL MAIOR Relativa: La b Menor TONALIDADE DE SOL BEMOL MAIOR Relativa: Mi b Menor TONALIDADE DE RE b MAIOR Relativa: Si b Menor TONALIDADE DE LA BEMOL MAIOR Relativa: Fa Menor TONALIDADE DE MI BEMOL MAIOR Relativa: Do Menor TONALIDADE DE SI BEMOL MAIOR Relativa: Sol Menor TONALIDADE DE FA MAIOR Relativa: Re Menor Ir para página de tonalidades menores com sustenidos e bemois |
O Prof.Luiz Netto é graduado em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Santo André – SP – Brasil