O teclado de um acordeón – Nomes das Notas Musicais – Sustenidos – Bemóis
Verifique que uma mesma nota recebe nomes diferentes – de graves para agudos: Sustenidos
de Agudos para Graves: Bemois. Cada nota eleva-se ou abaixa-se de sua antecedente de um semiton,
quando se percorre a escala alternadamente de notas brancas para pretas adjacentes.
CONHECENDO AS TONALIDADES PELO NÚMERO DE ACIDENTES JUNTO À ARMADURA DE CLAVE
Dicas de Construço das Escalas Maiores e Menores
Tudo o que se precisa lembrar para fazer a construção de qualquer escala, maior ou menor, é a sua estrutura de formação.
As escalas maiores tem a sua estrutura assim: TTS-T-TTS, ou seja TOM seguido de TOM de um SEMITON mais TOM seguido de TOM de mais um TOM e finalmente de um SEMITON.
As escalas menores tem a sua estrutura assim: TST-TST-T, ou seja TOM seguido de um SEMITON, seguido de um TOM mais um TOM seguido de um SEMITON seguido de um TOM e finalmente um TOM.
Exemplos: 1 – Seja construir a escala de DO MAIOR: Já sabemos que vamos utilizar a estrutura TTS-T-TTS, por ser uma escala maior. omeçamos por escrever a escala musical:
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Aplicamos sobre estas notas a estrutura TTS-T-TTS e vemos que ficamos com as notas do,re,mi,fa,sol,la,si,do.Contando quatro semitons abaixo a partir de DO, temos a relativa menor de do maior que é LA MENOR.
Exemplos: 2 – Seja construir a escala de DO# MENOR.
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Aplicamos sobre as notas a partir da tônica da escala a construir a estrutura de formação das escalas menores TST-TST-T e ficamos com as notas do#,re#,mi,fa#,sol#,la,si,Do#. Como esta é uma escala menor contamos quatro semitons acima a partir de do# e temos sua relativa maior que é MI MAIOR. Veja que aparece na armadura de claves 4 acidentes, fa,do,sol, e re.Como construímos dois exemplos com escalas maiores e menores utilizando os sustenidos, vamos fazer agora o mesmo utilizando bemóis.
Exemplos: 3 -Seja construir a escala de DO b MAIOR.
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Como sabemos si=do b, começamos por aí até completar a escala seguindo de semiton em semiton. Aplicamos a estrutura de formação das escalas maiores TTS-T-TTS sobre a escala e vemos então com quais notas ficamos:
do b,re b,mi b,fa b,sol b,la b, si b, do b. Como é uma escala MAIOR contamos quatro semitons abaixo a partir da tonica e vemos que corresponde à nota la b. A relativa de Do b Maior é a escala de La b menor.
Exemplos: 4 -Seja construir a escala de Si b MENOR
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Como sabemos la# = si b, começamos por aí até completar a escala seguindo de semiton em semiton. Aplicamos a estrutura de formação das escalas menores TST-TST-T sobre a escala e vemos então com quais notas ficamos: si b, do, re b, mi b, fa, sol b, la b, e si b. Como é uma escala menor contamos quatro semitons acima a partir desta e vemos qual a relativa maior correspondente: Re b MAIOR. A escala contém 5 acidentes: mi,si,re,la,sol.
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