A Gaita de Boca Cromática
por: Prof.Luiz Netto
Dois excelentes instrumentistas brasileiros que ficamos conhecendo através do rádio e da televisão brasileira e conhecidos internacionalmente.Edu já falecido. Omar Izar ainda nos brinda com o seu som com suas apresentações, sempre com outros convidados ilustres. O trecho que você ouve é o moto perpetuo de Paganini interpretado pelo nosso saudoso EDU DA GAITA.
Eduardo Nadruz Filho escreveu este texto sobre o extraordinário músico que foi seu pai:
Eduardo Nadruz, artisticamente conhecido como Edu da gaita, nasceu em 13 de Outubro de 1916 na cidade gaúcha de Jaguarão e morreu no Rio de Janeiro em 23 de Agosto de 1982.
Ao longo de toda a sua carreira artística teve como grande objetivo demonstrar que a harmônica de boca, ainda hoje vista como um instrumento exótico e despretensioso, possui recursos técnicos que a colocam no mesmo nível dequalquer outro instrumento musical. Sua grande conquista foi a execução na íntegra do “moto perpétuo” de Nicolò Paganini, compositor italiano e o maior virtuose do violino em todos os tempos. Para isso foram necessários onze anos de estudos durante os quais Edu enfrentou as tremendas dificuldades representadas por mil e duzentas notas, que deveriam ser executadas num tempo máximo de quatro minutos, sem pausa de espécie alguma.
Em junho de 1956, tendo como seu acompanhador ao piano o maestro Leo Peracchi, Edu se tornou o primeiro em toda a história da musica instrumental de sopro a executar o célebre “moto perpétuo” de Paganini, no tempo recorde de 3 minutos e 21 segundos, comprovando de maneira irrefutável que a harmônica de boca é um instrumento completo e definido.
Apesar do esforço de Edu e de outros, dentre os quais Larry Adler merece especial destaque, a harmônica de boca ainda é um instrumento “sem cátedra” e não é estudado nas escolas de música. Isso se deve, dentre outras razões, à falta de uma literatura musical de maior seriedade dedicada ao instrumento,embora não possamos deixar de citar os concertos para harmônica de boca e orquestra escritos por Villa-Lobos e Radamés Gnatalli, o primeiro dedicado à Larry Adler e o último a Edu.
Por esse motivo, Edu foi obrigado a usar em seu repertório composições originalmente escritas para outros instrumentos. Se por um lado isso tornou seu caminho mais difícil, também serviu para demonstrar de forma indiscutível osrecursos técnicos da harmônica de boca.
O resgate de sua obra tem importância não apenas para a preservação da cultura nacional como também para divulgar em outros países o nível técnico que é possível atingir com o instrumento, permitindo que no futuro outros possam suceder e até mesmo superar o maior virtuose da harmônica de boca até os dias de hoje.