Trombone – Estudos Práticos

por: Renato Farias

Como anunciado na última edição, começamos aqui nossa série de estudos práticos – no caso, exercícios diferenciados de seqüências harmônicas. Eles devem ser executados em andamento lento (metrônomo a 60 batidas por minuto), em legato e repetidos em staccato, aumentando gradativamente o andamento. As mudanças de posições, quando executadas com leveza, possibilitam maior controle de afinação e articulação nos intervalos que exigem principalmente o legato natural ou artificial.

Estudo de Arpejos, Cromatismo e Intervalos utilizando 3 posições em seqüência

Estudo em Seqüência Dupla Ascendente, com intervalos de 8a. Intermediária e Final

1. Estudo em Seqüência Ascendente e Descendente da 1 a a 5 a posição


2 . Estudo em Seqüência Ascendente e Descendente da 7 a a 13 a posição



Renato Farias é trombonista e professor


Fonte: Publicado na Revista Weril n.º 129