Trombone – Estudos Práticos
por: Renato Farias
Como anunciado na última edição, começamos aqui nossa série de estudos práticos – no caso, exercícios diferenciados de seqüências harmônicas. Eles devem ser executados em andamento lento (metrônomo a 60 batidas por minuto), em legato e repetidos em staccato, aumentando gradativamente o andamento. As mudanças de posições, quando executadas com leveza, possibilitam maior controle de afinação e articulação nos intervalos que exigem principalmente o legato natural ou artificial.
Estudo de Arpejos, Cromatismo e Intervalos utilizando 3 posições em seqüência
Estudo em Seqüência Dupla Ascendente, com intervalos de 8a. Intermediária e Final
1. Estudo em Seqüência Ascendente e Descendente da 1 a a 5 a posição
2 . Estudo em Seqüência Ascendente e Descendente da 7 a a 13 a posição
Renato Farias é trombonista e professor
Fonte: Publicado na Revista Weril n.º 129