Plano de Estudo para Flauta
por: Marta Ozzetti
Como adequar e aproveitar melhor o tempo de estudo? Essa é uma pergunta comum entre os estudantes de flauta de nível médio, ou seja, aqueles que já possuem conhecimento do instrumento e de leitura musical e pretendem desenvolver sua técnica. Nesta matéria, procuraremos dar uma orientação básica para o aluno e também indicar alternativas de exercícios e repertório a serem estudados.
O tempo de estudo pode ser dividido em três partes:
– Exercícios de sonoridade
– Exercícios de técnica e escala
– Repertório
Existem muitos exercícios nos métodos de flauta e ainda a possibilidade de se criar outros. Porém, é imprescindível escolher alguns e se aprofundar neles. A prática do estudo deve ser diária ou pelo menos freqüente. O tempo total precisa ser administrado para cada uma das três partes referidas acima. A princípio, a proporção entre elas pode ser igual; com o tempo, o estudante pode alterar a relação, sempre orientado por um professor.
A seguir, alguns exemplos de exercícios adequados para as duas primeiras partes propostas para este plano de estudo.
Exercícios:
Sonoridade
Técnica e Escala
Repertório
Além de estar de acordo com o nível técnico do aluno, a escolha do repertório precisa agradar àquele que irá estudá-lo. É importante mesclar estilos. Quem se dedica à música erudita, mas também inclui o popular em seu repertório, adquire mais recursos e enriquece seu trabalho.
A relação abaixo procura ser a mais rica possível, e está em ordem crescente de dificuldade. Ela foi baseada no programa de flauta transversal da ULM.
– E. Mahle: As Melodias da Cecília para Flauta Transversal
– E. Villani Côrtes: 5 Miniaturas Brasileiras para Flauta Doce ou Transversal
– Sonatas de Handel: Telemann,Vivaldi
– G. Fauré: Sicilienne op. 78
– Haydn: Serenade
– O Lacerda: Poemeto
– Gluck: Dança dos Espíritos Abençoados
– J. L. Loiellet: Sonata em Lá Menor
– Patápio Silva: Zinha, Serata D’Amore, Margarida
– Telemann: Concerto em Sol Maior
– Vivaldi: Concerto Op. 10 nº5
– Mozart: Sonatas
– E. Mahle: Sonatina 1973
– G. B. Pergolesi: Concerto em Sol Maior
– Telemann: 12 Fantasias
– Mozart: Andante e Rondó
– J.S. Bach, Veracini, Blavet, Leclair, C.P.E. Bach: Sonatas
– J.S. Bach: Suíte em Si Menor
– Chopin: Variações sobre Tema de Rossini
– Debussy: Syrinx
– Honegger: Dança da Cabra
– Patápio Silva: Primeiro Amor, Sonho
– C. Guarnieri: Sonatina
– Mozart: Concerto nº1, nº2 ou Flauta e Harpa
– G. Fauré: Fantasia
– Doppler: Fantasia Pastoral Húngara
– G. Enesco: Cantabile e Presto
– Martinu, Reinecke, Hindemith, Poulenc, Guarnieri: Sonatas
– Martin, Ibert, Bozza, Varèse: Peças
– O Melhor de Pixinguinha (Ed. Irmãos Vitale)
– Songbooks: Bossa Nova, Noel Rosa, Ari Barroso, Caetano Veloso, Edu Lobo, Chico Buarque e outros
– Álbuns de choros e valsas, etc.
Marta Ozzetti é flautista e professora da Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM) em São Paulo
Fonte: Publicado na Revista Weril n.º 131