Etapas de Construção da Flauta Transversal

por: Yamaha

I – Cabeça

1. Design do Tubo:

Após o metal ser lixado e polido ele é torneado com precisão micrométrica. Este passo é muito importante na determinação do som da flauta.

2. Bocal:

Neste passo o bocal e seu suporte são soldados ao corpo da flauta por brasagem.

3. Corte Interno:

Neste etapa o corte interno do bocal é realizado com o propósito de aumentar o volume de dar ao som uma ressonância característica. Esta etapa é realizada manualmente nos modelos especiais.

4. Cromagem:

Nesta etapa a peça é mergulhada em solução especial para ser prateada.


II – Tipos de desenho do bocal (Corte interno)

Tipo “A” Este desenho forma uma larga curva frontal. Um furo quadrangular largo permite menos resistência ao ar. Reverberações fortes e notas altas vigorosas podem ser obtidas deste corte se o flautista soprar com velocidade suficiente.
Tipo “B” O ângulo do corte interno é o mesmo do tipo A. Entretanto, o orifício frontal é projetado para ser um pouco mais estreito. O resultado é uma conveniente resistência ao ar e reverberação uniforme e suave. O tipo B facilita o flautista à controlar o som melhor que o tipo A.
Tipo “C” O bocal fica próximo ao corpo. Resistência baixa do ar. O tipo C é facilita ao flautista o controle do som, possui uma reverberação de boa qualidade.
Tipo “E” O suporte (chimney-chaminé) do bocal é um pouco mais alto e o corte interno é menor que o tipo C. O resultado é uma conveniente resistência ao ar e rápidas respostas. A primeira oitava é cheia de volume e muito rica, a terceira oitava cheia de clareza.
Tipo “H” Este corte tem uma altura média do suporte do bocal e corte interno minimizado. A resistência ao ar é alta o que requer do flautista mais força e domínio do sopro. O resultado é um larga faixa de liberdade no som e uma bela reverberação.
Tipo “S O corte interno é pouco menor que o do tipo C e a altura do bocal um pouco maior. Conveniente resistência ao ar e grande reverberação. As escalas mais altas são excelentes.


III – Corpo:

1. Furação

Nesta etapa são realizados 16 furos no corpo da flauta. Sendo os mesmos elevados do corpo e arredondadas as bordas com precisão micrométrica.

 

2. Suportes

Nesta etapa os suportes são montados no corpo da flauta.

3. Furação dos Suportes

Furos para montagem dos mecanismos e varetas de comando são feitos nos suportes. As faces de contato dos suportes são aplainadas.

4. Cromagem

Da mesma forma que para a cabeça.


IV – Mecanismos:

1. Moldagem e Forja

O material das teclas é moldado e forjado.

2. Furação

As partes do mecanismo são furadas.

3. Corte

As quinas dos mecanismos e chaves são cortadas e abauladas. Nos modelos especiais este corte é manual.

 

4. Brasagem de Partes Individuais

Nesta etapa os suportes do mecanismo são soldados por brasagem.

5. Cromagem

Etapa idêntica à da cabeça.

6. Ensapatilhamento

Etapa mais demorada da produção, onde são colocada as sapatilhas nas teclas.


V – Montagem & Acabamento

1. Montagem e Encaixes

Toda a flauta é montada de forma a permitir um movimento suave do mecanismo.

 
Montagem das chaves

Ajustes

2. Maturação

A montagem é deixada em uma sala com temperatura e umidade constantes para maturar o assentamento das sapatilhas e os furos. O azul nas flautas é de uma película protetora para evitar arranhões.

3. Ajustes

Ângulos, folgas, molas, etc. são meticulosamente ajustados para evitar vazamentos.

4. Inspeção

A flauta passa por um teste funcional.

5. Polimento

Acabamento final à flauta antes da embalagem.


Fonte: Publicado originalmente em: http://www.yamaha.co.jp/english/product/winds/fact/how/flute/p_main.htm