Exposição a Barulho Intenso Pode Levar a Tumor
por: Jornal O Globo
Exposição prolongada a barulho intenso pode elevar o risco de desenvolver tumor no nervo auditivo (neurinoma acústico), constatou um estudo desenvolvido por cientistas da Ohio State University, dos Estados Unidos, e do Karolinska Institute, da Suécia.
O neurinoma acústico é um tumor benigno, mas cuja evolução pode pressionar o cérebro e pôr em perigo a vida do paciente. Os pesquisadores, chefiados pelo epidemiologista americano Colin Edwards, mobilizaram para o estudo 146 pacientes vítimas desse tipo de tumor e 564 pessoas em boa saúde, pedindo para cada voluntário avaliar a intensidade do barulho a que foi submetido cotidianamente nos últimos anos.
Conclusão: quanto mais expostas a barulho de alta intensidade, mais as pessoas têm risco de desenvolver o neurinoma acústico – risco que a pesquisa mostrou ser igual para homens ou mulheres. Pessoas que estiveram expostas cotidianamente durante muitos anos a amplitudes sonoras acima de 80 decibéis viram o risco de tumor aumentar.
Os pacientes mais afetados foram aqueles submetidos a ruídos de máquinas ou equipamentos barulhentos como britadeiras, mas também a música em volume atordoante. Os cientistas, porém, ressaltaram a necessidade de repetir a experiência com uma gama maior de pacientes para confirmar os resultados.
Vale lembrar que 80 decibéis é em média o ruído provocado por um carro em movimento, ao tempo que 110 decibéis retratam o ambiente de uma discoteca e 130 decibéis é o barulho feito por avião durante a decolagem. O limiar da dor está em 120 decibéis.
Fonte: Jornal O GLOBO, 23/02/2006