Devemos Dançar?
por: O. E. Allison
Se os jovens tiverem de decidir a questão por si mesmos, a primeira coisa que farão é perguntar por que mal faz a dança e por que a igreja adverte contra ela. (…) Passamos a expor dez razões pelas quais a dança deve ser condenada. Essas razões são reunidas de muitas fontes que tratam do bem estar físico, mental e espiritual. Esse número pode ser aumentado. Podeis dizer que são afirmações radicais e prevêem condições que nem sempre procedem. Concedemos que assim seja, mas há que se admitir também que não há uma só dessas dez proposições que não seja com alarmante freqüência uma verdade.
1. A Dança É Um Estímulo Anormal Às Paixões Sensuais
Tenho ouvido apenas dois homens negá-lo, ao passo que centenas têm-no admitido. É evidente que a dança significa uma coisa para os homens, e bem outra para as mulheres. Muitas jovens nobres e de espírito bem dotado amam a dança por sua graça e ritmo. Para estas a dança apela apenas ao senso artístico. Ela apela também aos homens da mesma maneira, mas no que respeita ao sexo masculino não é este o mais forte apelo. Os homens chegam à maturidade em matéria de sexo quando as mulheres nada sabem a respeito. Mas as jovens devem ter conhecimentos sobre o assunto, a fim de poderem sentir em plena força a responsabilidade que repousa sobre elas ao se permitirem na dança o amplexo de rapazes.
2. O Estímulo Sexual Resultante Da Dança Geralmente Vem Quando É Ele Mais Perigoso
A dança leva milhares de estudantes de escolas superiores, desprotegidos e não preparados, a situações em que não deviam estar. No bom plano de Deus para nossa vida Ele determinou que as paixões sexuais despertem lentamente, para que o juízo e a força de caráter sigam a par com elas. Quando verificamos quantas mentes bem dotadas e brilhantes tem sido capazes de dominar todas as forças, exceto os reclamos do sexo, começamos a ver a sabedoria de Deus. W. A. MCKEEVER diz: “A nova dança social é uma dança de morte. Jovens adolescentes de quinze anos são forçados pela dança a um intenso desenvolvimento sexual, em vez de experimentarem o despertamento normal, lento, da noção sexual.” Se acrescentarmos a isto os efeitos sobre a mente, teremos chegado mais perto da plena medida de seu significado.
3. A Dança Mina A Saúde Pelo Menos De Duas Maneiras
Primeira, quando indevida e prematuramente excita as inclinações do sexo. Segundo , quando conduz a uma atividade anormal pelo manter-se desperto a desoras, associado ao comer e beber indiscriminadamente. Não há atitude mental que tão poderosamente reaja sobre a vida física como incitamento provocado pela dança. Freqüentemente tem início uma intoxicação em que o corpo é forçado a obedecer aos reclamos de um frenesi mental. Não é pouco comum verem-se moços e moças manterem inconscientemente a atitude como que de sonâmbulos e o balanceado físico da dança em todas as horas e lugares da experiência do dia. A atitude conveniente para a saúde física e mental foi abandonada.
4. A Dança Debilita A Resistência Moral
Para que julgueis uma coisa conveniente, é mister que vejais os seus frutos. Oficiais cívicos e obreiros sociais tem pouco que tratar com a assim chamada “dança respeitável”, mas eles vêem o que salta da cova do basiliscos. Jane Addams diz que 85% das jovens caídas citam a dança como o início do seu declínio. O Prof. A. T. Falkner, que antes de sua conversão era proprietário da academia de danças de Los Angeles, disse que de 200 mulheres abandonadas, com quem ele havia falado, 163 atribuíram sua condição a escolas de dança e seus resultados. Jovens nobres tolerarão esta prática?
5. A Dança Destrói Na Pessoa O Gosto Por Coisas Espirituais.
A alma necessita, tanto quanto o corpo, de um clima para viver. Tenho em mente dois quadros contrastáveis. Lembro-me da primeira bananeira que vi em Nova Albany, Indiana. Um de meus paroquianos orgulhosamente mostrou-ma em flor. Essa flor era a recompensa de anos de expensas e cultivo. Muitas pessoas vinham para vê-la, pois uma bananeira em flor Indiana era um acontecimento.
Aqui está o outro lado do quadro. Em Junho último, quando no Instituto de Florida, vi ruas e ruas de graciosas bananeiras vergadas ao peso de frutos que faziam que as bananas de Indiana parecessem uma simples singularidade. A diferença não estava na espécie, mas no clima. O gosto espiritual é excessivamente sensível. Ele necessita do clima tropical da graça de Deus e da pureza para que se desenvolva. Não preciso dizer mais nada. A principal pergunta não é: “Tenho eu alguma espiritualidade?” mas: “Quão bela e abundante é minha espiritualidade?”
6. A Dança Contribui Para O Mal Do Divórcio
Isto ela faz por gerar desejos na vida que se não se acomodam à rotina e requisitos morais de uma família bem sucedida, trinômio de relações de sexos que se tem tornado uma maldição: Cinema, novelas e pluralidade de lares. Um lar onde Cristo não está presente está firmado em base demasiado débeis par que possa enfrentar todos os reclamos da vida familiar, e qualquer tentativa para satisfazer esta falta mediante esteriotipações mentais e algumas vezes físicas com lesão da correção moral esta fadada a fracasso. Um lar onde Cristo está presente, mas onde não tem todo o domínio, não pode sem prejuízo segregá-lo de molde a permitir lastro a interesses que Ele não aprova.
7. A Dança Não Dá Lugar Ao Intelecto
Sua predominância é em grande parte devida ao fato de que ela não requer esforço mental para ser planeada ou mantida. A dança é simplesmente o abandonar-se ao meio de menor resistência em entretenimento. As pessoas intelectuais dançam, está claro, mas não tem de usar sua inteligência para faze-lo. Qualquer pessoa pode ligar o rádio ou por em movimente o fonógrafo. O resto é automático. E pouco razoável apelar tanto para o físico, e não dar a mente e ao espírito uma oportunidade.
8. A Dança É Arruinadora Da Modéstia
Jeremias chegou ao Máximo de sua condenação à degradação do povo quando declarou que eles não sabiam o que era envergonhar-se. Seria difícil imaginar-se coisa mais condenadora. Nós procuramos evitar a vergonha de embaraços por falta de traquejo social, e devemos faze-lo; mas sempre a mais virtuosa e nobre evidência de pureza é o rubor de ressentimento que vem a face de alguém que encontra a sugestão do mal e impureza. A jovem que assim procede pode ir a qualquer lugar com segurança, e ela é dominadora da situação. E o jovem que possui essa qualidade possui o que há de mais nobre e varonil.
9. Os Dançadores São Egoístas
Nem todos e nem sempre, mas freqüentemente. Eu conheço dois jovens, um casal de irmãos,de um fino lar cristão e educado. O jovem é comerciante próspero, decidiu não freqüentar colégio e gasta bom tempo e bom dinheiro numa vida fácil. Recentemente ele comprou um automóvel do último modelo. Começou a freqüentar bailes. As moças com quem ele dançava estava acima de qualquer censura, e além do mais ele era o tipo do cavalheiro tanto antes como depois do baile. Parecia isto um tempo agradável fora do comum.
Uma tarde sua irmã falou a mãe sobre seu desejo de freqüentar os bailes num clube aonde seu irmão ia freqüentemente. O irmão ouviu o assunto por alto fez um protesto. De qualquer forma, a irmã disse que iria se o irmão fosse, e insistiu para que ele declarasse por que objetava. Finalmente ele declarou com relutância que havia amigos ali com quem ele desejava que a irmã tomasse contato. Parece-me que tal posição é fundamental egoísta. Que direito tem um rapaz de protestar contra o fato de sua irmã ir a um lugar aonde ele vai e onde convive e com moças tão boas como irmãs?
Isto ilustra apenas um aspecto do assunto. A verdade inteira é muito maior. Se é cristão e altruísta de nossa parte, mercê de nosso amor pelo bem estar do povo, declarar que nada faremos que ponha uma pedra de tropeço no caminho de outros, então deve ser exatamente o oposto quando sujeitamos outros a grande risco ainda que pelo prazer de apenas uma noite.
10. A Dança É O Instrumento Universal Dos Ímpios Para Ajudá-Los Na Execução De Toda Espécie De Ímpios Desígnios
O íntimo contato da dança não leva necessariamente uma pessoa a fazer mau uso dessa intimidade, mas o fato de ser este um dos melhores meios para levar outros ao extravio é significativo. Ele apresenta um fato que os jovens que procuram o ideal cristão devem considerar seriamente.
O fato de que quase universalmente os cristãos educados mantém um sentimento de duvida em relação à dança, parece indicar que sua sensibilidade cristão não lhes permite sanciona-la facilmente. Muitos costumavam pensar que a única restrição à dança, era o regulamento da igreja, mas desde de que a restrição foi removida, estamos mais claramente que nunca, que a verdadeira restrição é a lei da vida.
Estas dez razões são suficientes para dar-nos elementos para pensar neste assunto. Em conclusão, permiti-nos deixar claro nosso propósito. Eu não disse que uma pessoa não pode ser respeitável e dançar: também não disse que os dançadores não possuem norma de correção moral. Sei que pessoas educadas, cultas, finas, dançam. Mas este não é bem o ponto. As pessoas podem ser respeitadas, moralmente corretas, educadas, refinadas e membros cultos da igreja, e nem por isso serem cristãs no sentido do Novo Testamento. Um cristão é algo além de tudo isto, e é esse algo além que a dança ameaça mais terrivelmente.
Tudo depende do que se deseje ser ou fazer no mundo. Um machado pesado, grosseiro, é muito bom para cortar um grosso tronco, mas se eu quiser cortar um espécime botânico, em finíssimas camadas, terei de usar uma lâmina de barbear bem afiada. Assim é que a mais fina experiência e obras de uma vida cristã esperam pelo espírito que é qual lâmina aguda, e mantém imaculado do mundo. Não há possibilidade de possuir-se o mais alto tipo de gozo e eficácia cristãos sem sacrifício. E sacrifício, devemos lembrar, não é o abandono do mal. Isto é uma necessidade cristã clara e pertence ao senso comum; é o cumprimento de um dever. Sacrifício é deixar o bom para alcançar o melhor. Sacrifício é fazer uma escolha de alvos, e então aceitar a ordem da vida que a escolha do alvo impõe. Na minha opinião, “o mais alto padrão de experiência e o viver segundo o Novo Testamento” requerem o abandono da dança.
A Dança
O verdadeiro cristão não desejará entrar em nenhum lugar de diversão nem se entregar a nenhum entretenimento sobre que não possa pedir a benção divina. Não será encontrado no teatro, no estádio de futebol, na sala de bilhar. Não se unirá aos alegres valsistas, nem contemporizará com nenhum outro enfeitiçante prazer que lhe venha banir a Cristo do espírito.
Aos que intercedem por essas distrações, respondemos: Não podemos com elas condescender em nome de Jesus de Nazaré. A benção de Deus não seria invocada sobre a hora passada no teatro ou na dança. Cristão algum desejaria encontrar a morte em tal lugar. Nem quereria ser encontrado aí, quando Cristo viesse.
Quando chegarmos a derradeira hora, e nos acharmos face a face com o registro de nossa vida, a caso lamentaremos haver assistido a tão poucas festas? Ter tão poucas vezes participado de cenas de inconsiderada alegria? Não haveremos de chorar amargamente o ter gasto tantas horas preciosas na satisfação egoísta – negligenciando tantas oportunidades que, devidamente aproveitadas, nos haveriam garantido riquezas imortais?
“Tem se tornado costume que os que professam religião, desculpem quase toda perniciosa condescendência a que o coração se acha ligado. Pela familiaridade com o pecado, tornam-se cegos a sua enormidade. Muitos que pretendem ser filhos de Deus buscam passar um verniz sobre os pecados que Sua Palavra condena, procurando ajuntar algum designo de caridade da igreja a suas ímpias festas de beberronias. Tomam assim emprestadas as vestes de céu para com elas servir ao diabo. Almas são iludidas, transviadas e perdidas para a virtude por esses desperdícios ao sabor da moda.”– Mensagens aos jovens, págs. 396 e 397.
No Caminho Da Dissipação
Em muitas famílias religiosas a dança e o jogo de cartas são usados como brincadeiras de salão. Alegam que são entretenimentos sossegados, domésticos, que podem ser com segurança usados sob as vistas paternas. Mas cultiva se assim o gosto por esses excitantes prazeres, e o que era considerado inofensivo em casa não será por muito tempo olhado como perigoso lá fora. Resta ainda ver se há algum bem a colher desses divertimentos. Não dão vigor ao corpo nem repouso a mente.
Não implantam na alma um sentimento virtuoso ou santo. Ao contrário, destroem todo gosto pelos pensamentos sérios e os serviços religiosos. E verdade que existe vasta diferença entre a melhor classe de seletas festinhas e os promíscuos e degradantes ajuntamentos do baixo salão de baile. Todavia, são todos passos na vereda da dissipação.
“O divertimento da dança, segundo é orientado em nossos dias, é uma escola da depravação, uma terrível maldição para a sociedade. Pudessem ser reunidos todos quantos, em nossas grandes cidades, são anualmente arruinadas por este meio, e que histórias se ouviriam de vidas destroçadas! Quantos, dos que estão agora prontos a defender este costume se encheriam de angústia e pasmo ante seus frutos! Como podem pais professadamente cristãos consentir em colocarem seus filhos no caminho das tentações, assistindo com eles a tais cenas de festividades! Como podem moços e moças trocar sua alma por esse absorvente prazer?” – Mensagens aos jovens, págs 397 e 398.
Dança Erótica
A dança é uma das mais explicitas exibições sexuais socialmente permitidas. Já nos tempos de nossos avós, havia uma dança chamada Shimmy, na qual as mulheres, a uma certa altura, balançavam os seios, tornando-os mais evidenciados ao roçarem a parte da frente de suas blusas.
Até mesmo nas danças mais formais, homens e mulheres abraçam-se e, de rostos colados, movem-se em harmonia, utilizando posições sexuais disfarçadas.
A sedução sexual nos bares, cabarés e teatros é sempre feita por meio de uma dança, em todas as partes do mundo.
A dança pode ser muito sensual e provocativa. Na década de 60, formas desinibidas de dançar entraram em moda e tinham origens numa dança africana que imitava o ato sexual, cujo o clímax era acompanhado de espasmos muito parecidos com os que acompanham o orgasmo.
O próprio samba é uma dança muito excitante. A mulher rebolando exibi o tempo todo seu corpo e seu desejo. Em meios as barrigadas e insinuações, o samba também simboliza um ato sexual. “Nova enciclopédia de amor e sexo editora nova cultura – fascículo nº 28 pág. 543.
Tradução de Carlos Trezza
Fonte: Este conteúdo foi editado pela Casa Publicadora Brasileira quando ainda em Santo André, São Paulo, como um fascículo pequeno de uma série MV (Missionário Voluntários). Este pertence ao número 6. Não consta ano de publicação.