Conselhos Sobre Música – Capítulo 1

por: Ellen G. White

O Papel da Música

1.1 O Poder do Canto
1.2 Uma Arma Contra o Desânimo
1.3 Para Imprimir Verdades Espirituais
1.4 Um Meio Para Conservar a Experiência Cristã
1.5 Afasta o Inimigo
1.6 O Cântico Ajudava Jesus a Resistir o Inimigo
1.7 Produzindo Alegria Celeste
1.8 Ele Entoava Cânticos de Louvor


1.1 O Poder do Canto

A história dos cânticos da Bíblia está repleta de sugestões quanto aos usos e benefícios da música e do canto. A música, muitas vezes, é pervertida para servir fins maus, e assim se torna um dos poderes mais sedutores para a tentação. Corretamente empregada, porém, é um dom precioso de Deus, destinado a erguer os pensamentos a coisas altas e nobres, a inspirar e elevar a alma. Assim como os filhos de Israel, jornadeando pelo deserto, suavizavam pela música de cânticos sagrados a sua viagem, Deus ordena a Seus filhos hoje que alegrem a sua vida peregrina. Poucos meios há eficientes para fixar Suas palavras na memória do que repeti-las em cânticos. E tal cântico tem maravilhoso poder. Tem poder para subjugar as naturezas rudes e incultas; poder para suscitar pensamentos e despertar simpatia, para promover a harmonia de ação e banir a tristeza e os maus pensamentos, os quais destroem o ânimo e debilitam o esforço. É um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com as verdades espirituais.

Quantas vezes à alma oprimida e pronta a desesperar, vêm à memória algumas das palavras de Deus – as de um estribilho, há muito esquecido, de um hino da infância – e as tentações perdem o seu poder, a vida assume novo significado e novo propósito, e o ânimo e a alegria se comunicam a outras almas! Nunca se deve perder de vista o valor do canto como meio de educação. Que haja cântico no lar, de hinos que sejam suaves e puros, e haverá menos palavras de censura e mais de animação, esperança e alegria. Haja canto na escola, e os alunos serão levados para mais perto de Deus, dos professores e uns dos outros. Como parte do culto, o canto é um ato de adoração tanto como a oração. Efetivamente, muitos hinos são orações. – Educação, pp. 166 e 167. (topo)

1.2 Uma Arma Contra o Desânimo

Caso houvesse muito mais louvor ao Senhor, e muito menos repetição de desânimos, muito mais vitórias seriam obtidas. – Carta 53, 1896, (Evangelismo, p. 499).

Que o louvor e ações de graças sejam expressos em cânticos. Quando tentados, em lugar de dar expressão a nossos sentimentos, ergamos pela fé um hino de graças a Deus. O canto é uma arma que podemos empregar sempre contra o desânimo. Ao abrirmos assim o coração à luz da presença do Salvador, teremos saúde e sua bênção. – A Ciência do Bom Viver, pp. 218 e 219. (1905). (topo)

1.3 Para Imprimir Verdades Espirituais

O canto é um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com verdades espirituais. Com freqüência, através das palavras de um cântico sagrado, fontes de arrependimento e fé têm brotado. – Review and Herald, 6 de junho 1912. (topo)

1.4 Um Meio Para Conservar a Experiência Cristã

À noitinha e pela manhã uni-vos aos vossos filhos no culto de Deus, lendo Sua palavra e cantando Seu louvor. Ensinai-os a repetir a lei de Deus. Os israelitas eram ensinados acerca dos mandamentos: “E as intimarás (as palavras) aos teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.”

Conseqüentemente, Moisés dirigiu os israelitas a porem as palavras da lei em música. Se era essencial que Moisés incorporasse os mandamentos em canto sagrado, de modo que, enquanto caminhavam pelo deserto, os filhos aprendessem a cantar a lei verso por verso, quão essencial é, no tempo atual, ensinar a nossos filhos a palavra de Deus! Vamos nós em socorro do Senhor, instruindo nossos filhos a observarem os mandamentos ao pé da letra. Façamos tudo quanto nos é possível para fazer música em nosso lar, para que Deus possa aí entrar. – Review and Herald, 8 de setembro de 1904; Evangelismo pp. 499 e 500.

Tornai vosso trabalho agradável por meio de cânticos de louvor. – Orientação da Criança, p. 148. (topo)

1.5 Afasta o Inimigo

Vi que diariamente devemos nos erguer e manter domínio sobre os poderes das trevas. Nosso Deus é poderoso. Vi que o cântico que glorifica a Deus afasta, com freqüência, o inimigo e que louvar o Senhor o derrotaria e nos daria a vitória. – Carta 5, 1850. (topo)

1.6 O Cântico Ajudava Jesus a Resistir o Inimigo

Quando Cristo era criança como estas aqui, era tentado a pecar, porém não cedia à tentação. Ao ter mais idade, era tentado, mas os cânticos que Sua mãe lhe ensinara acudiam-lhe a mente, e Ele erguia a voz em louvor. E antes de os companheiros se aperceberem, estavam cantando com Ele. Deus quer que nos sirvamos de toda a facilidade que o Céu tem providenciado para resistir ao Inimigo. – Manuscrito 65, 1901. Evangelismo, p. 498. (topo)

1.7 Produzindo Alegria Celeste

O alvorecer encontrava-O muitas vezes em algum lugar retirado, meditando, examinando as Escrituras ou em oração. Com cânticos saudava a luz matinal. Com hinos de gratidão alegrava Suas horas de labor e levava alegria celeste ao cansado e ao abatido. – A Ciência do Bom Viver, p 42, 1905. (topo)

1.8 Ele Entoava Cânticos de Louvor

Exprimia freqüentemente o contentamento que Lhe ia no coração, cantando salmos e hinos celestiais. Muitas vezes ouviam os moradores de Nazaré Sua voz erguer-se em louvor e ações de graças a Deus. Entretinha em cânticos comunhão com o Céu; e quando os companheiros se queixavam da fadiga do trabalho, eram animados pela doce melodia de Seus lábios. Dir-se-ia que Seu louvor bania os anjos maus e, como incenso, enchia de fragrância o lugar em que Se achava. O espírito dos ouvintes era afastado de seu terreno exílio, para o lar celestial. – O Desejado de Todas as Nações, p. 63. (topo)


Capítulo 2 Escolher outro capítulo