Escala Maior I

Quando falamos em escala maior ou menor (ou modo menor ou modo maior) referimos as escalas diatônicas. São elas que, na música ocidental, definem a tonalidade (sistema em que as notas predominantes numa música pertencem a uma escala maior ou uma menor e por isso tonalidade maior ou menor). A nota tônica dará o nome a tonalidade.

Padrão da Escala Maior

A escala maior possui o seguinte padrão “interválico” entre suas notas na ordem ascendente: Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom, Semitom. Nesta série o ultimo som será a repetição do primeiro com a diferença de uma oitava acima.

Exemplo: Escala de Dó Maior

A escala de Dó maior é tida como o modelo padrão, por conter em sua formação apenas notas naturais, ou seja, que não apresentam alteração (# ou b) em sua formação.

Graus

Os graus são números em algarismos romanos que representam a posição e nome dado a cada nota da escala.

I. (primeiro grau) – Tônica
II. (segundo grau) – Supertônica
III. (terceiro grau) – Mediante
IV. (quarto grau) – Subdominante
V. (quinto grau) – Dominante
VI.(sexto grau) – Superdominante
VII.(sétimo grau) – Sensível
VIII.(oitavo grau) – Tônica (oitavada)

Todos as outras escalas maiores seguem o mesmo padrão “interválico” da de Dó Maior (T,T,S,T,T,T,S), partindo da nota que será a tônica e que dá o nome à escala.

Exemplos:

Escala de Sol maior

Escala de Fá maior

T = Tom
S = Semitom

Importante: Observe que não poderá haver repetição de notas na construção da escala, pois cada grau equivalerá a um nome. Por exemplo na escala de fá maior no intervalo de um semitom entre o terceiro e o quarto grau será: Lá e Si b e não Lá e Lá # (usando semitom diatônico e não semitom cromático)


Próxima Parte

Voltar ao índice