Teste Sua Qualidade Vocal

por: Denis Nogueira

Como está sua qualidade vocal como professor? Tem sentido algumas alterações na sua voz? Tem aparecido pigarros canseiras, dores na região da laringe e/ou garganta?

A voz do professor em nossos dias tem ficado cada vez mais prejudicada pelo excessivo trabalho nas salas de aula, pare agora e pense como você está vocalmente, veja abaixo este teste para você refletir sobre a sua qualidade vocal.

Movimento das Pregas Vocais

As pregas vocais fazem o movimento abre-fecha, ou seja, quando estamos calados elas estão abertas (momento da respiração) e quando falamos ou cantamos elas se fecham (momento da fonação) infelizmente elas não fazem somente estes movimentos mas também se chocam quando são submetidas a abusos vocais como: gritos, pigarreios e tosses excessivos, utilizar tons graves ou agudos demais, praticar esportes falando, competição sonora, etc… Estes choques pode prejudicar demasiadamente as pregas vocais.

Eu cuido bem da minha voz???

Responda as questões a seguir como uma forma de auto-avaliação sobre o cuidado que você tem com sua voz.

  1. Você percebe se ao final de um dia de trabalho (ou apresentação) sua voz está mais fraca?
  2. Você canta em diversos tons?
  3. Quando você canta, leciona ou fala em público, suas veias ou músculos do pescoço saltam?
  4. Você sente dores na região do pescoço?
  5. Após cantar você sente dor de cabeça?
  6. Quando você canta acompanhando um cd, por exemplo, você segue sempre o tom do cantor?
  7. Você canta freqüentemente?
  8. Você canta ou ensaia durante horas seguidas?
  9. Você tem resfriados freqüentes?
  10. Você fuma?
  11. Você pigarreia muito?
  12. Você tem alergia das vias respiratórias?
  13. Você tem faringite, amigdalite ou laringite freqüentes?
  14. Você se auto-medica quando tem problemas na voz?
  15. Você tem dificuldades digestivas? (azia, úlcera, refluxo gastresofágico).

Observação:

  • Se você marcou mais que 4 itens fique atento e procure tomar alguma providencia no sentido de modificar seus hábitos.
  • Se você marcou mais de 6 itens procure um especialista, um otorrinolaringologista para que ele avalie o estado de suas pregas vocais, pois com estes sintomas você já tem que ficar atento para que não ocorra problemas maiores futuramente. se não tiver nenhuma alteração e estiver com seu laudo técnico em mãos, procure um fonoaudiólogo, em muitos casos aula de técnica vocal com professor habilitado de canto pode resolver grandemente seu problema.

Quais as conseqüências que os abusos vocais podem me causar?

Estes abusos podem provocar alterações como:

  • Calos vocais
  • Nódulos
  • Pólipos
  • Edemas
  • Fendas

Dentre outras alterações ocasionadas pelas constantes formas de abuso vocal.

Qual o primeiro passo a ser tomado para cuidar da minha voz?

A primeira providência a ser tomada é a consulta a um especialista, o otorrinolaringologista, que é o médico que poderá detectar se há ou não alguma alteração no seu aparelho fonador. À partir do diagnóstico feito pelo Otorrinolaringologista, se necessário o médico indicará o tratamento para a correção de tais alterações com outro especialista, o fonoaudiólogo, que fará a correção destes problemas através de exercícios.

Que tipo de exame é feito para detectar alterações no meu aparelho fonador?

Um primeiro e importantíssimo exame a ser feito e que é rápido e indolor, é a laringoscopia, que é o exame médico das cordas vocais. À partir deste exame se o médico julgar necessário, solicitará outros exames mais específicos.

Estes cuidados servem para todos ou apenas para os cantores?

“As normas de cuidados com a voz devem ser seguidas por todos, particularmente por aqueles que utilizam mais a voz ou que apresentam tendências a alterações vocais. Esses são chamados de Profissionais da Voz, ou seja, professores, atores, cantores, locutores, apresentadores, advogados, telefonistas, operadores de telemarketing, vendedores, palestrantes, dentre outros. Entretanto muitos destes profissionais muitas vezes por falta de tempo para se dedicar ao cuidado de sua voz, podem estar cultivando um distúrbio vocal decorrente do abuso ou mal uso da voz”.

Os profissionais da voz precisam lembrar que o problema vocal esta relacionado não somente com a parte física das pregas vocais e o uso diário dela, tem sido comprovado nos últimos dias que a vida emocional está intimamente relacionada, o que somos ou deixamos de ser, o nosso agora, nossa qualidade vocal, nosso timbre é um retrato do que estamos vivendo e afetam nossa estrutura vocal dos que nos rodeiam, os problemas que passamos no dia-a-dia nos afetam também, o stress cotidiano, os maus tratos que as vezes passamos com patrões, funcionários, alunos, companheiros de trabalho, uma palavra “mal dita”, mal interpretada, um filme que assisto, uma noite mal dormida, muda totalmente meu humor.

O que fazer acerca da voz e a emoção, já que tudo que está ao nosso redor nos afeta vocalmente?

Em primeiro lutar pare pra pensar e refletir sobre sua saúde vocal, isto que você está fazendo já é uma mudança, após resolver as questões fisiológicas que prejudicam sua voz, para pra pensar em como está sua respiração, é rápida, você fala sem pausas na voz? Precisa respirar lentamente, com calma, falar com pausas em cada fala, mesmo sendo alto ou baixo precisa, falar e parar. Pare para perceber o que você senti em cada momento que esta vivenciando, se está triste entre em contato com sua tristeza, alegria ou raiva, seja o que for precisa a aprender a lidar com o que senti e resolver de uma forma racional e equilibrada.