Harmonização (parte 06)
por: José Ferreira Netto
Outros tipos de escalas:
CROMÁTICA
A escala cromática é formada por ½ e ½ tons, isto chama-se simetria, porque são distâncias iguais.
HEXAFÔNICA
Agora temos a escala hexafônica.
A escala hexafônica é formada de tom em tons:
DÓ – RÉ – MI – FÁ# - SOL# - LÁ# - DÓ
DIMINUTA
Formada de um tom e meio consecutivos:
DÓ – RÉ – MIb - MI- FÁ – SOLb – LÁb - SIbb – DÓ
PENTATÔNICA
A escala pentatônica origina-se da escala maior, na verdade é uma escala maior sem os 4º e 7º graus:
Exemplo:
Escala maior (modo Jônio)
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI
Escala pentatônica maior
DÓ – RÉ – MI – SOL – LÁ
Diz-se pentatônica porque é formada de apenas 5 graus.
Existem também as escalas harmônicas e melódicas
Estas escalas são muito usadas porque geram uma série importantes de novas combinações harmônicas. Mas para que se possa entender, preste atenção na explicação abaixo.
Toda escala maior têm uma outra escala dentro dela, que é uma escala menor. E essa escala têm sua formação baseada da mesma forma que a tríade. A essa escala damos o nome de escala relativa e que começa no sexto (6º) grau da escala natural maior. Veja no exemplo abaixo:
Escala natural maior de Dó maior
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ
(– LÁ – )Aqui começa a escala relativa menor.
Então a escala relativa menor de Dó maior será:
LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ
1 t ½ t 1 t 1 t ½ t 1 t 1 t
Como você pode notar ela começa em Lá, portanto será a escala de Lá menor.
Mas voltando às escalas Harmônicas e Melódicas ...
Harmônicas
A escala harmônica é a mesma relativa, só que com o sétimo grau alterado. Ex.:
_______LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL #
Sendo__T___2ª M_3ªm__4J__5J___6m___7ªM
Analisando a escala:
LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL # – LÁ
1 t ½ t 1 t 1 t ½ t 1 t ½ t
Lembre-se que se a distância entre a Tônica e a Terça forem menor que dois tons a Terça será uma Terça menor, é o caso desta escala. Ela é uma escala menor por esta razão.
Lembre-se que se a distância entre a Tônica e a Quinta forem de três tons e meio a Quinta será uma maior. Neste caso a Quinta desta escala será uma Quinta maior.
Agora vamos empilhar as notas:
Partindo do primeiro grau:
LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# - LÁ
Partindo do terceiro grau:
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ
Partindo do quinto grau:
MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI
Dispondo-os em ordem, a tríade de Lá menor será:
LA – DO – MI: lá menor
SI – RE – FA: si meio diminuto
DO – MI – SOL: do Maior
RE – FA – LA: re menor
MI – SOL – SI: mi menor
FA – LA – DO: fá Maior
SOL# - SI – RE: sol# diminuta
LA – DO – MI: lá menor
Agora o empilhamento para a descrição das tétrades:
Partindo do primeiro grau:
LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# - LÁ
Partindo do terceiro grau:
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ
Partindo do quinto grau:
MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI
Partindo do sétimo grau:
SOL# – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI– FÁ – SOL#
Dispondo-os em ordem, a tétrade de Lá menor será:
LA – DO – MI – SOL#: lá menor com sétima Maior
SI – RE – FA - LA: si meio diminuto
DO – MI – SOL# - SI: do Maior com 5 aumentada e sétima Maior
RE – FA – LA - DO: re menor com sétima e décima primeira aumentada
MI – SOL# – SI - RE: mi Maior com sétima Maior
FA – LA – DO - MI: fá Maior com sétima Maior
SOL# - SI – RE - FA: sol# diminuta
LA – DO – MI – SOL#: lá menor com sétima Maior
Se você observar nas escala gregas (Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Aeólio e Lócrio), que estão na página 4, vai ver que a escala relativa menor chama-se Aeólio na escala de Dó maior. Mas devido à alteração que ela sofreu no sétimo grau (sol#), na Tétrade ela se chamará:
Aeólio7+ (Aeólio com sétima maior)
A sétima será chamada maior porque o sol é sustenido. Veja no quadro de graus na página 05. A escala harmônica então terá o nome de AEÓLIO7+.
Agora, se separarmos os modos, começando da harmônica (AEÓLIO7+), teremos os agrupamentos harmônicos da relativa menor de Dó, no nosso caso é a Lá menor (6º grau da escala de Dó):
LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# - LÁ: modo AEÓLIO7+
SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI: modo LÓCRIO6
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ: modo JÔNIO5#
RÉ – MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ – RÉ: modo DÓRICO4#
MI – FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI: modo MIXOLÍDIO6b9b
FÁ – SOL# – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ: modo LÍDIO9
SOL# – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI– FÁ – SOL# : ALT6/DIMINUTA
Veja só uma nova escala (ALT6/diminuta). Explicando-a:
Esta escala têm nome de escala diminuta (ALT significa alterado), então ela é uma escala diminuta alterada. Na verdade ela não é bem uma diminuta, e sim um arpegio diminuto. E o nome de diminuta é uma referência à tríade, o 7º grau dobrado bemol, conforme página 8 (DIMINUTAS). Primeiro vamos entender o termo ALT (ALTERADA). Diz-se tríade alterada quando uma tríade vem acompanhada de:
2b/9b que é 2ª menor/9ª menor
2/9 que é 2ª aumentada/9ª aumentada que também é uma 3ª menor
5b/11 que é 5ª diminuta ou 11ª aumentada que também é uma 5ª diminuta
5/13b
6b ou 6m que é Sexta menor
Daí conclui-se que ALT se refere à:
SOL# – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI– FÁ – SOL#
T__________3ªm______5ªdim____6ªm
Ou seja, neste acorde: modo que é o Sétimo grau da escala relativa menor, no caso uma escala harmônica, encontramos as características de ALT. Mas, simplificando, o ALT é uma escala que começa no 7º grau de uma escala relativa menor.