Harmonização (parte 04)

por: José Ferreira Netto

Então quando a distância entre a Tônica e a Terça forem de dois tons, a Terça será maior.
Agora conte da Tônica até a 5ª (Sol), serão três tons e meio. Quando a distância entre a tônica e a 5ª forem de três tons e meio a 5ª será maior.
Confira:

Todo acorde, como já vimos anteriormente, é formado por três graus maiores, que são: 1º (tônica), 3º (Terça) e 5º (Quinta). Então a tríade de Dó maior será:

(Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó)

DO
Mi
Sol

Quando a Terça de um acorde for menor (se a distância entre a tônica e a Terça for de um tom e meio) o acorde também será menor. Veja no exemplo:

(Dó - Ré - Mib - Fá - Sol - Láb - Si - Dó)

DO
Mi bemol (ou Ré sustenido)
Sol
Sustenido e bemol são formas diferentes de representar os semitons.

Enquanto sustenido (#) representa meio tom subindo na escala, bemol (b) significa meio tom descendo na escala.

Existem uma vasta complexidade na harmonização, isto dá-se porque existem infinitas combinações. Mas cada tipo de harmonia têm um escala como origem.
Para defini-las foi preciso criar escalas, que são chamadas gregas, pois têm seu princípio baseado nos estudos da música grega. São elas:

Jônio
DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ

Dórico
RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ

Frígio
MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI

Lídio
FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ

Mixolídio
SOL – LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL

Aeólio
LÁ – SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ

Lócrio
SI – DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI

Toda escala, como já foi explicado, têm sua formação na escala Cromática:

DÓ – DÓ# - RÉ – RÉ# - MI – FÁ – FÁ# - SOL – SOL# - LÁ – LÁ# - SI