Um pouco sobre cifras
por: Cifras Gospel
Os países de língua anglo-saxônica não conhecem dó, re, mi, fá, sol lá, si. Estes nomes para as notas são de origem latina. Na verdade são a primeira sílaba da primeira palavra de cada linha num verso de canto religioso católico. Os anglo-saxões conhecem as notas como C D E F G A B (e eles pronunciam ce, dê, e, efe, gê, a, b).
Acontece que os acordes escritos por extenso (sol maior, mi menor com sétima e nona), ficam muito compridos e é ai que o sistema de cifras torna-se prático, Cm7/9 é bem mais curto. Usamos emprestado o sistema dos anglo-saxões mas não abandonamos a pronuncia latina, assim Cm7/9 escreve-se assim, porém lê-se dó menor com sétima e nona.
A cifra, é composta de letras, números e sinais A7M (lá com sétima maior), A5+ (lá com quinta aumentada). É o sistema predominantemente usado em música popular para qualquer instrumento. Os números e sinais usados na cifra correspondem a intervalos da Escala Natural, a partir da nota fundamental (I grau), em que são formados os acordes.
Tomemos como exemplo A5+ (lá com quinta aumentada). A quer dizer acorde de lá maior, o número 5 corresponde a um intervalo de quinta (o V grau da escala natural) aumentado em 1 semitom.
Assim temos que as cifras, com suas letras, números e sinais, representam acordes.