Pedaleiras

por: Diogo Monte

Quando falamos de efeitos de guitarra, geralmente guitarristas iniciantes pensam logo “PEDALEIRA! 10000 efeitos diferentes! 4835 distorções simultâneas!!”. Mas não é beeeem por aí, não dá pra comprar qualquer coisa. Pedaleiras, também chamadas de pedais multi-efeitos, são equipamentos muito versáteis, pois como o próprio nome já diz, possuem vários efeitos. Elas vêm em todos os tamanhos, cores, sabores e coberturas, mas nem todas são boas. Há também as pedaleiras personalizadas, feitas sob encomenda; essas são as mais inaccessíveis, usadas pelos ‘feras’ ou pelos ricos. Mas não vou entrar em detalhes nessa questão.

Quanto às pedaleiras compráveis por nós, meros mortais, a coisa complica. Tem-se tantas opções hoje em dia que fica muito difícil escolher. Eu não sou nenhum especialista nisso, então vou dar uns conselhos que eu considero importantes. Mas como já dizia o ‘velho deitado’, quem sabe diferenciar um bom conselho de um mau, na verdade não precisa de conselho algum. Não sei se isso fez sentido, mas que ficou bonito, ficou...hehehe.

1. Quando for comprar uma pedaleira, lembre-se: no mundo da música, EM GERAL, preço = qualidade. Mas não deixe, em hipótese ALGUMA, de testar a pedaleira só porque ela é cara.
2. Ao tocar, atente-se para o que você mais quer, mas não deixando de lado os ‘extras’ da pedaleira. Se você vai usar a distorção, teste principalmente ela.
3. Vá a extremos. Fuce. Faça coisas inesperadas na pedaleira. Coloque a distorção no talo e toque com o captador da ponte, com o tone da guitarra no 0. Teste os limites do som da pedaleira.
4. Toque principalmente o seu estilo, com a sua pegada. A pedaleira tem que se encaixar no que VOCÊ quer.
5. Atente-se sempre para a facilidade de configuração da pedaleira. Algumas, como a Boss GT-3, requerem conhecimento que nem todo mundo tem, tipo quanto à freqüência dos sons, etc. Apegue-se ao que você consegue mexer com facilidade.
6. Não se impressione com número de efeitos, a não ser que você queria EXATAMENTE isso. Concentre-se na qualidade dos efeitos.
Dependendo do seu som, do que você quer, talvez seja mais jogo pra você comprar pedais avulsos. Se você tem um som bem limpo, direto, talvez seja o caso de comprar pedais separados, provavelmente só um chorus, delay e equalizer. No mais, acho que pedaleiras são uma opção prática para todo mundo. Se você tiver um amp valvulado, ainda, pode fazer loop na pedaleira e usar a distorção valvulada, e pronto!
Bom, acho que fico por aqui.