Tom, Batida e Ouvido

por: Marcus Vinicius

Muitos usuários me enviam e-mail com diversas dúvidas, e dentre elas irei enumerar e explicar aqui as principais que atormentam bastante a vida deles. Mas lembre-se que é preciso bastante treinamento e paciência para se ter êxito na execução destas técnicas. Nada se aprende de uma hora pra outra.

Vamos a elas:

1) Como identificar o tom de uma música,

2) Como saber a batida de determinada música

3) Como treinar meu ouvido para uma cifragem correta.

Identificando o Tom

Bom, isso é uma questão meio complicada de explicar, pois isso depende exclusivamente de você músico. Para se identificar o tom de uma música, é necessário, antes de mais nada, dominar os acordes suas dissonantes e principalmente ter um ouvido bem apurado. Se você não sabe os acordes e suas ramificações de nada vai adiantar você querer identificar o tom de uma canção.

A dica que dou é que depois de fazer um estudo detalhado dos acordes, procure pegar um CD, escolha uma música e já na introdução dela tente perceber os acordes usados, para quando começá-la ficar mais fácil a identificação.

Geralmente as músicas começam com acordes puros, tipo C G D E F D# Bb e por ai vai.

Vai tocando junto com as músicas todos esses acordes simples até você perceber com seu ouvido que o tom está batendo com o acorde que você utilizou.

Mas lembre-se: Você só terá êxito nessa operação, se o seu violão estiver bem afinado. Caso contrário, será perda de tempo.

Batidas

Esse é outro quesito com bastante dúvidas. Todos devem lembrar inicialmente, que hoje em dia não existem mais músicas que devem ser tocadas por aquela determinada batida.

Por exemplo: Atualmente, não tem regra de que uma música sertaneja tem que ser tocada com a batida sertaneja e por aí vai. Os ritmos estão muito misturados. Hoje, um pagode é tocado em arpeggio, que é uma batida especialmente pra músicas românticas. Então o que vocês devem pensar, é nunca seguir a regra.

Procurem utilizar a batida pra música que está sendo tocada. Não liguem se o grupo é de forró e tem que tocar a batida de forró. Hoje, como todas as músicas estão meio ``comerciais`` os ritmos ficam misturados, e o que é clássico, pode ser algo romântico.

Sei que é difícil vocês entenderem no início, mas tente ir tocando junto com a música para vocês perceberem a batida que será utilizada. Inventar também é preciso!

Não pensem que só existem aquelas batidas que coloquei no site. Existem muitas outras e nós devemos ser criativos. Vários cantores não inventam acordes? E porque não devemos inventar as batidas? Seria original antes de mais nada.

Mas quando for criar uma batida, crie algo em que haja sincronização com o tempo da música e com os acordes.

Treinando meu Ouvido

Essa é uma parte que também depende de cada um. Ter um ouvido bem apurado é resultado de bastante treinamento e vontade.

Para ser um músico completo, você precisa identificar os acordes com mais facilidade, pois muitas vezes você pode estar reunido com amigos em alguma roda de música e ai quando for pedido pra se acompanharem eles durante a execução da canção, você ficará perdido.

Lembre-se que não é só pra cifrar músicas que precisa ter um ouvido bom, mas também pra saber tocar junto com os outros em grupos, principalmente quando for feito algum improviso.

Já imaginou se o público pede uma música fora do repertório e ai um dos integrantes sabe os acordes e você não sabe. É nessas horas que o ouvido entra em ação. Você não pode pensar muito.

Tão logo comece a canção, tente imediatamente identificar os acordes. Sei que é complicado, mas é preciso. Faça treinamento com todos os instrumentos principalmente violão e teclado que têm bastante ligação.