Carlos Gomes (1836-1896)
 

Antônio Carlos Gomes, compositor e maestro brasileiro, primeiro músico brasileiro a projetar-se internacionalmente, nasceu em Campinas, São Paulo em 1836. Sus primeiros estudos musicais foram com o pai, regente da banda da cidade. Escreveu sua primeira composição, uma Missa, em 1854. Antes de se transferir para o Rio de Janeiro compôs o Hino Acadêmico e a modinha Quem sabe.

Carlos Gomes foi figura dominante no cenário musical do país na Segunda metade do século XIX. Aluno do Conservatório de Música do Rio de Janeiro, foi convidado para integrar a Imperial Academia de Música e Ópera Nacional devido ao sucesso da apresentação de duas cantatas da sua autoria. Em 1861 foi encenada, no Teatro Lírico Fluminense, sua primeira ópera, A Noite no Castelo, à qual se seguiu Joana de Flandres. O êxito alcançado por essas óperas fez com que D. Pedro II lhe concedesse uma bolsa de estudos na Europa, onde permaneceu por quatro anos , principalmente na Itália. Sua ópera mais conhecida, O Guarani, é baseada no romance de José de Alencar e foi estreada em 1870 no famoso teatro Scala de Milão. Seus trabalhos posteriores Fosca, Salvador, Maria Tudor, Escravo, Condor e o poema vocal sinfônico Colombo, em homenagem ao 4° centenário da descoberta da América, mostram a grande influência italiana dominante no cenário artístico internacional da época.

Carlos Gomes, o principal operista das Américas, desfrutou de enorme prestígio na Itália, tendo sido condecorado pelo rei Vítor Manuel II. Morreu em 1896.


Fonte: Publicado originalmente no espaço virtual Arte Manhas