Musicalização Infantil

Artigos:

A Atividade Motora na Idade Escolar

A Construção do Cérebro – Revista Veja

A Importância da Música nas Escolas

A Importância da Musicalização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental – Lígia Karina Meneghetti Chiarelli e Sidirley de Jesus Barreto

A Improvisação na Educação Musical – Diana Goulart

A Música e o Desenvolvimento da Mente no Início da Vida – Beatriz Ilari

A Música na Escola – (diversos autores)

A Música no Contexto da Arte e Educação – Ana Maria N. Gorski Damaceno

A Música no Processo de Desenvolvimento Infantil – Rogério da Silva Pinto

Benefícios da Educação e Prática Musical – Ramon Chrystian

Como a Música Pode Melhorar o Entendimento Entre Você e Seu FilhoWeril

Educação Musical: Como era a Educação Musical na Idade Média e o trabalho de Guido D’Arezzo – autor desconhecido

Educação Musical Inclusiva – Jean Carlo Beck

Educação Musical x Musicoterapia – Claudia Drezza Murakami

Em Busca da Roda quase Perdida – Revista Crescer

Experiência Realizada nos Estados Unidos Representa uma Importante Ferramenta no Incentivo a MúsicaWeril

Importância da Música Para as CriançasWeril

Iniciação à Flauta Doce – Prof. Romero Damião

Minha Voz Fica Estranha Quando é Gravada! – Levi de Paula Tavares

Música – Melhores Relações Entre Pais e Filhos – Hélio Vieira dos Santos

Música Desde Sempre – Andréa Boechat

Música e Cognição – Patrícia Lima Martins Pederiva e Rosana Maria Tristão

Música e Desenvolvimento

Música e Psicologia: Unidos na Musicalização – Denis Nogueira

Musicalização Infantil

Música na Infância dá Ouvido Mais Apurado Para o Resto da Vida – Stephanie D’Ornelas (HypeScience)

Música Por Um Futuro Melhor – Márcia Visconti – Weril

Músicas e Canções para Estimular Habilidades – Revista Crescer

Músicos Mirins – autor desconhecido

O Funcionamento do Sistema Nervoso Central na Musicalização – Célia Cecília Krepsky e Sidirley de Jesus Barreto

Os Passos Para a Criação de uma Biblioteca Musical – Márcia Visconti – Weril

Os Sons do Mundo – Revista Crescer

Por que Nem Todos Chegam Lá? – autor desconhecido

Princípios Semiológicos para a Compreensão da Obra Musical – Francisco Monteiro

Quantas Horas Devo Estudar? – Ericsson, Krampe & Tesch-Römer

Superdotados na Música – Ana Maria N. Gorski Damaceno

Uma Sonata para nossos Filhos


Apostilas de Educação Musical (em PDF para download)

Ensino Fundamental

Sexta Série

Sétima Série

Oitava Série

Nona Série

Ensino Médio

Primeira Série


Jogos Musicais Educativos

100 Jogos Musicais (PDF para download)

Jogos Musicais Online


Softwares de Treinamento (gratuitos)

Guido – permite o estudo de intervalos, tríades, tétrades, modos e notas individuais, suportando um grande número de opções de configuração.

Jogo da Memória Musical – produz aleatoriamente ditados melódicos que devem ser memorizados e reproduzidos pelo usuário, auxiliando tanto a percepção melódica (relativa e absoluta), quanto a capacidade de memorização.

Pitch Coach (em Inglês – formato ZIP) – para o treinamento da noção de tom e harmonia, abrangendo tons relativos, tons absolutos, intervalos e acordes (inclusive inversões).

Solfege – é um excelente software de percepção musical e treino de audição. Com este programa você poderá treinar diversas atividades musicais como:Intervalos, Acordes, Escala, Ritmo, Ditados, Progressões harmônicas, etc. Na verdade, trata-se de um programa completo para o desenvolvimento da percepção musical. Uma ferramenta e tanto para ajudar os alunos e professores no estudo do dia-a-dia. Fonte:http://www.solfege.org/


Testes Online:

(em Espanhol)

Noções Básicas – I

Noções Básicas – II

Símbolos Musicais

(em Inglês)

Teste de Memória Melódica 1

Teste de Memória Melódica 2