Sobre Corpo e a Mente Humanas

Ouvir Música é Bom para o Coração

por: The Telegraph

Que ouvir determinadas músicas pode influenciar o humor, todo mundo já sabe. A novidade agora é que, segundo um novo estudo, a música também pode ser benéfica para a saúde do coração – literalmente.

Um grupo de cientistas do Instituto de Cardiologia da Universidade de Nis, na Sérvia, mostrou que a música de fato pode fortalecer o coração e ajudar na recuperação de pacientes com doenças do coração. Os cardiologistas afirmam que qualquer pessoa pode usar a música para ajudar a melhorar da saúde do órgão, simplesmente ouvindo suas canções favoritas.

A pesquisa estudou 74 pessoas com doenças cardíacas, separadas em três grupos. Dois grupos fizeram exercícios físicos diariamente, sendo que um deles também foi convidado a ouvir música por pelo menos meia hora por dia. Um terceiro grupo não fez exercícios físicos cardiovasculares, apenas ouviu música pelo mesmo período.

Ao final do estudo, que teve a duração de 3 semanas, o grupo que combinou exercícios e música melhorou significativamente algumas medidas cruciais para a saúde cardíaca e aumentou sua capacidade cardiovascular em até 39%.

O grupo que fez somente exercícios físicos teve uma melhora de 29% em sua capacidade cardíaca. E o mais surpreendente é que as pessoas não se exercitaram, mas apenas ouviram música por meia hora diariamente, também apresentaram uma melhora significativa: 19%, em média.

A professora Delijanin Ilic, pesquisadora que liderou o estudo, disse que o tipo de música não importa – desde que a pessoa goste do que ouve. “Quando ouvimos música que gostamos, as endorfinas são liberadas pelo cérebro e isso melhora o nosso desempenho cardiovascular”, explicou. “Não existe uma ‘melhor música’ que funcione para todo mundo: o que importa é a pessoa gostar do que ouve, e se sentir feliz com isso”.

A professora Ilic também disse que “É possível que seja melhor usarmos apenas a música, sem letra, porque as palavras por si mesmas podem suscitar emoções negativas.”

Embora o estudo tenha sido realizado com pacientes portadores de doenças cardíacas, ela afirmou acreditar que provavelmente essas descobertas possam ser aplicadas a uma população mais ampla, uma vez que já é um fato estabelecido que o exercício melhora a saúde coronariana em pessoas saudáveis.

Segundo ela, “Simplesmente ouvir a sua música favorita, além de fazer exercícios físicos regulares melhora a função do endotélio e, portanto, pode ser um método auxiliar na reabilitação de pacientes com doenças nas artérias coronárias. Não existe uma música ‘ideal’ para todos e os pacientes devem escolher músicas que aumentem as emoções positivas e os torne felizes e relaxados.”

Os resultados da pesquisa foram apresentados no congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Amsterdã.


Fonte: The Telegraph


Tags: