Debate Sobre a Música na Igreja / Palestras e Sermões em Vídeo

Música na Balança – Lição 2

Uma filosofia bíblica sobre música na igreja e no lar

por: Dr. Frank Garlock and Dr. Kurt Woetzel

Atenção: É muito importante assistir cada lição deste curso na ordem correta, pois cada lição constrói sobre o fundamento da lição anterior.


Por Que Estudar Música na Igreja?

Apresentação: Pr. Timothy L. Barrett


Acesse os vídeos das outras lições da série Música na Balança


Apostila da Lição 2
(Clique com o botão direito e escolha ‘Salvar Destino como’, para salvar o arquivo em seu computador.)


Resumo da Lição:

II. Por Que Estudar Música na Igreja?
     A. Música: Uma Linguagem
     B. Música: Gosto ou Preferência
     C. Música: Um Tema Para Discutir
     D. Qual é Nossa Responsabilidade


  • Música afeta nossos pensamentos e comportamento; afeta nossa mente, atitude, filosofia, estilo de vida, hábitos de compras e teologia; então vamos ser da mesma mente (Filipenses 2:1-2,5).
  • “Música é a linguagem das emoções.” (David Elking). Desde que música é uma linguagem emocional, e algumas emoções são erradas para os filhos de Deus; logo, algumas músicas são erradas para os cristãos.
  • “Música é comunicação e comunicação é música.” (Cyril Scott). “Música é uma forma de comunicação não verbal.” “Com música nós criamos, comunicamos e expressamos quem nós somos.” 93% é comunicado através de outros meios sem ser palavras. “A linguagem do som tem predominado…”
  • Há mais do que 500 referências diretas à música nas Escrituras – Importante para Deus!
  • “Musica é a linguagem das linguagens…Como a natureza humana em si, música não pode ser neutra em seu aspecto espiritual.”
  • “Música nasce de inspiração e é nutrida por ondas de emoção.” (Julius Portnoy)
  • “Música é agora a arma principal usada para fazer o perverso parecer fascinante, excitante, e atrativo. Música é usada para ridicularizar religião, moralidade, patriotismo, e produtividade – enquanto glorifica drogas, destruição, revolução, e promiscuidade sexual” (Gary Alen)
  • Nosso estudo é baseado em princípios da Palavra de Deus aplicados à música e avaliação do que artistas de MCC e artistas seculares dizem que estão comunicando através de sua música.
  • Qual é o principal mercado da indústria de música? Jovens! “…o tempo que jovens passam escutando as principais 40 estações de música ou aparelhos de som tem sido estimado em seis horas diárias…A mensagem da música contemporânea é dirigida nem tanto para o consciente como para o inconsciente…portanto, muito facilmente ignorado.” (David Elking)
  • O propósito de estudar música é entender a mensagem e como é comunicada. A mensagem entra em conflito ou reforça valores ensinados em casa e na igreja? “Música tem o poder de formar caráter…” (Cyril Scott)
  • De acordo com as citações de fontes seculares, qual é a apelação de música Rock (não só as palavras, mas a batida)? Antes de estar pronto a avaliar música biblicamente, primeiro temos que desenvolver algum entendimento e caráter nesta área.

Fonte: Igreja Batista Emanuel de Jundiaí


Tags: ,