Sobre Plantas e Animais

Gatos Também Gostam de Música

por: HypeScience e UCSFM

Pesquisadores demonstraram que uma boa melodia pode ter o mesmo efeito calmante para gatos que nós experimentamos quando ouvimos uma música harmoniosa. No entanto, o gosto dos felinos certamente não é o mesmo que o nosso.

Para descobrir se gatos respondiam à música, cientistas da Universidade de Wisconsin e da Universidade de Maryland, ambas nos EUA, compuseram canções específicas para os bichanos.

“Estudamos as vocalizações naturais de gatos e combinamos a música para a mesma faixa de frequência, cerca de uma oitava ou mais superior que a faixa de vozes humanas”, explica o principal autor do estudo, Charles Snowdon, um psicólogo que trabalha na Universidade de Wisconsin-Madison.

Como a música humana muitas vezes imita o ritmo do nosso batimento cardíaco, a equipe replicou o ritmo de coisas que os gatos poderiam achar interessante em suas composições – os pesquisadores criaram músicas a partir da “imitação” de sons naturais das vidas de gatos, agudos, e com andamento baseado em ações como o aleitamento e o ronronar dos gatinhos.

A trilha sonora do vídeo abaixo é uma das canções criadas pelos pesquisadores, chamada “Spook’s Ditty”. Você pode ouvir mais criações no site da equipe de pesquisa, Music for Cats.



A reação dos gatos

Os pesquisadores reproduziram as canções a 47 gatos domésticos, e observaram como os felinos reagiram quando as ouviram, em comparação com quando escutaram duas músicas clássicas humanas– “Air”, de Johann Sebastian Bach, e “Elegie”, de Gabriel Fauré.

Os gatos simplesmente não responderam à música humana. Mas quando a música feita especialmente para eles começou a tocar, os animais ficaram alertas e se aproximaram dos alto-falantes, muitas vezes esfregando suas glândulas de cheiro sobre eles, o que significa que estavam tentando reivindicar o objeto para si.

Snowdon diz que há dois objetivos nisso, sendo um deles o fato de querer saber se há algum efeito em deixar música ligada para os gatos quando sai de casa, já que muita gente tem esse hábito. O segundo é provar uma teoria que diz que outras espécies, além dos seres humanos, podem gostar de música e aproveitá-la, desde que elas sejam reproduzidas nas frequências que os bichos usam para se comunicar.

Ainda segundo os cientistas, usando versões de canções harmoniosas, a pesquisa pode oferecer novas formas de manter gatos calmos em abrigos animais e veterinários, por exemplo. E, além do lado terapêutico, o estudo também fornece uma visão fascinante sobre melodias voltadas a diferentes espécies animais.

Um dos coautores, David Teie, já havia mostrado que macacos também respondem de forma diferente à música composta especialmente para eles. A equipe agora espera que seu estudo forneça estrutura para compor melodias para mais espécies animais.



Fonte: Adaptado de HypeScience e UCSFM


Tags: ,