A Audição

De 20 a 20.000 Hz – Os Limites da Audição Humana

Do ponto de vista físico, a audição humana é limitada aos sons compreendidos por aqueles gerados por fenômenos vibratórios que estejam entre a faixa de 20 a 20.000 oscilações por segundo (Hertz ou Hz).

No limite inferior, os sons são sentidos como ritmo. Você poderá notar que, mesmo na faixa pouco acima dos 20 Hertz, ainda conseguimos distinguir cada oscilação e, por isso, sentimos o som como se fossem pulsações (o que, na verdade, todo som é…).

No limite superior, cada pessoa consegue alcançar um determinado limite, sendo muito raro encontrar pessoas que ouçam sons acima 16.000 Hz. Devemos notar que este limite decresce com a idade e com as condições de conservação do aparelho auditivo de cada um. Inclusive, existe um outro teste que determina a “idade auditiva”, com base na frequência mais aguda que a pessoa consegue ouvir. Para mais informações, clique aqui.

Muitos animais conseguem ouvir sons muito mais agudos do que nós conseguimos. Por exemplo, o morcego consegue ouvir sons de até 160.000 Hz! Veja abaixo uma tabela com os limites de alguns animais:

audicao-animais

O vídeo abaixo apresenta os sons, gerados por um osciloscópio, desde a faixa dos 20 Hz até a faixa de 20.000 Hz. Tente descobrir qual é o teu limite auditivo superior. Para isso, utilize fones de ouvido de boa qualidade.


Atenção:

– Cuidado! Este vídeo pode gerar sons de alta intensidade! Não o utilize várias vezes seguidas.
– Os dados obtidos neste teste não tem valor clínico. Em caso de dúvidas, procure um especialista em audição, ou seja um médico Otorrinolaringologista.



Tags: ,