Sobre Corpo e a Mente Humanas

E Que é Música?

por: Maria Victoria Curto

Cientificamente, a música é um fenômeno vibratório: partículas de ar são postas em movimento e quando essas partículas entram em contato com a matéria, também a colocam, por sua vez, em movimento. Isto é chamado de "afinidade vibracional".Quando as vibrações sonoras afetam as ondas do ar, estas ondas afetam outros objetos.

Mas nem tudo pode ser testado, demonstrado ou explicado cientificamente. O fenômeno da música é puramente físico, mas seu efeito sobre os seres vivos ainda é um mistério, um verdadeiro mistério que podemos observar com nossos próprios olhos.

A música tem um efeito definitivo sobre as pessoas, animais e plantas. Por exemplo, pode chegar a ter uma influência poderosa sobre o nosso corpo, mente e emoções: música ritmada pode estimular nosso corpo; melodias poderosas ou harmonias tocadas com o sentimento pode nos fazer chorar e comover-nos; e obras como as Fugas de Bach ou os Concertos de Mozart podem ser mentalmente estimulante. Outro exemplo seriam as trilhas sonoras dos filmes. Os produtores de Hollywood acreditam fortemente no poder da música, e é por isso que ela é essencial na criação de seus filmes. A música de um filme capta nossos sentimentos muito melhor do que apenas a imagem, aumentando a expressividade dos acontecimentos e emoções dos próprios personagens.

Para você ter certeza de que o que estou dizendo não é uma história da carochinha, faça uma pequena experiência: Você está assistindo a um filme de terror sozinho ou com amigos e chega a cena mais assustadora de todas. O que você faz quando um medo horrível toma conta de todo o teu corpo? Fecha os olhos, certo? Bem, da próxima vez, em vez de tapar os olhos, tape os ouvidos e então descobrirá que o que te enche de arrepios não é a imagem da menina do exorcista balançando a cabeça, mas sim a música aguda e sinistra, assim como o ranger das portas e os gritos de terror dos atores.

Ao longo do estudo dos efeitos da música sobre as pessoas, ela foi dividida em duas categorias: música positiva e música negativa.Na realidade, quando mencionamos a música positiva, não estamos nos referindo apenas à música "alegre" ou "feliz". A música negativa evoca emoções como raiva, frustração, suspense, horror, medo e estados mentais como exaustão e ansiedade. No entanto, a música positiva invoca emoções como amor, alegria, esperança, paz e estados mentais tais como estabilidade, auto-estima e tolerância.

Este efeito da música sobre o nosso estado de espírito é usado muitas vezes pela sociedade, para vê-lo só é necessário prestar atenção. Que músicas são tocadas em uma loja de roupas? Música com ritmo, solto, simples, não oprime e envolve, música para que a compra seja agradável e rápida. Que tipo de música é tocada nas discotecas? Música com muito ritmo, música dançante, que nos mantenha ativos e alegres. Qual música tocam em bares? Normalmente música mais descontraída, para que nos desestressemos, para que seja bom ficar sentado, tomando alguma coisa, para que fiquemos muito tempo. Que tipo de música é tocada em spas? Música relaxante, suave e espiritual.

Nós também somos capazes de reconhecer que tipo de música nos agrada para uma coisa ou outra. Muitas pessoas gostam de música que lhes ajuda a concentrar-se. Está comprovado que, dependendo do tipo de música que se ouve, estudamos com maior ou menor velocidade e com mais ou menos concentração. A música também afeta o funcionamento do nosso corpo, quero dizer, o funcionamento vital do nosso corpo. Foi feito há algum tempo um estudo sobre a digestão e foi comprovado que os cânticos budistas, ouvidos enquanto come, tornam a a digestão mais lenta, mais calma e sossegada, facilitando a ingestão alimentar adequada e favorecendo que aquilo que comenos engorde menos.

O fato de que há pessoas que ao ouvir música clássica estudam melhor, não significa que todos que fizerem isto estudarão melhor. Isso depende, não apenas que a música seja positiva ou negativa, mas dos nossos próprios gostos musicais. Então, se alguém que não gosta de forma alguma de jazz ouvir uma música de jazz otimista e positiva, esta música irá afetá-lo negativamente.

Convido vocês a fazerem da música um elemento importante em suas vidas, ainda que muitos de vocês podem ser que já o façam, mas ainda não se aperceberam da grande importância que ela tem.


Fonte: http://rinconverderon.blogspot.com.br/2010/05/y-la-musica-para-que-sirve.html


Tags: ,