Programa de Computador Cria Músicas Baseadas em Emoções

Artigos Diversos e Curiosidades Musicais — 18 de fevereiro de 2013 12:26 pm

por: HypeScience

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, desenvolveu o Inmamusys, um software que pode criar música em resposta a emoções que surgem no ouvinte. Usando técnicas de inteligência artificial, o programa cria músicas originais, sem copyright e inspiradas em emoções para serem tocadas continuamente.

Os pesquisadores Miguel Delgado, Waldo Fajardo e Miguel Molina decidiram criar um programa que permitisse uma pessoa que não sabe nada de composição criar música. Se obterem sucesso, esse protótipo pode trazer grandes mudanças nos termos de música ambiente. Molina diz que enquanto o repertório das músicas-ambiente é muito limitado, a nova invenção pode ser usada para criar um ambiente musical agradável e não repetitivo.

Os ouvidos de todos já sofreram os efeitos de música enlatada tocando repetitivamente, sendo em lugares de trabalho, ambientes hospitalares ou durante a espera em ligações telefônicas. A equipe de pesquisa decidiu que seria muito interessante criar e construir um sistema inteligente capaz de gerar música automaticamente, assegurando o grau correto de emoção e originalidade.

Inmamusys tem o conhecimento necessário para compor música emotiva através do uso de técnicas de inteligência artificial. Projetando e desenvolvendo o sistema, os pesquisadores trabalharam na apresentação abstrata do conceitos necessários para lidar com emoções e sentimentos.

Uma pesquisa foi utilizada para avaliar o sistema, com os resultados mostrando que os usuários foram capaz de identificar o tipo de música composta pelo computador. Uma pessoa sem nenhum conhecimento musical pode usar o compositor de música artificial, porque o usuário não precisa nada mais além de decidir o tipo de música.

De acordo com Molina, isso é algo que os humanos fazem costumeiramente, apesar de não entenderem como fazem isso. Na realidade, há um grande número de processos envolvidos na criação de música e, infelizmente, nós ainda não entendemos muitos deles. Outros são tão complexos que nós não podemos analisá-los, apesar do enorme poder das ferramentas de informática.

Hoje em dia, graças aos avanços feito na computação, há áreas de pesquisa, como a inteligência artificial, que procuram reproduzir o comportamento humano. Uma das maiores dificuldades é reproduzir a criatividade. [Science Daily]


Fonte: HypeScience

Tags: ,