A Adoração

O Que a Igreja Deve Cantar? – Parte 5

por: Daniel Souza

5. A igreja deve cantar o Propósito Eterno de Deus.

nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,” (Efésios 1:11);

A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor,” (Efésios 3:8-11);

E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

As passagens que lemos acima afirmam que Deus tem um propósito. Que propósito é este?

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29).

Uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para a glória de Deus Pai. Este é o Propósito de Deus: Ser o Pai de muitos filhos semelhantes a seu primogênito, Jesus.

Este propósito fala de Unidade (uma família); quantidade (muitos filhos); qualidade (semelhantes a Jesus); e finalidade (para a glória de Deus Pai).

Em que devemos ser semelhantes a Jesus?

Quando a igreja canta o Propósito Eterno de Deus fica mais fácil atingir o alvo. Assim como alguém já afirmou: “Quem não sabe para onde ir está perdido antes de sair”. E ainda: “Quem não tem pra onde ir qualquer lugar serve”.

Tenho a convicção de que o serviço de música na igreja deve cooperar com a consolidação dos irmãos. Quando cantamos músicas que falam do Propósito de Deus estamos apontando para o alvo que Deus estabeleceu em seu Filho Jesus para todos nós.

Quem tem o alvo certo, por mais longe que esteja dele o alcançará se perseverar. Mas quem vive sem alvo desperdiçará suas forças e não chegará a lugar nenhum.

As canções que falam do Propósito de Deus funcionam como uma bússola, mostrando o caminho que devemos seguir.

Como ser semelhante a Jesus? Tentando imitá-lo? Paulo escreveu aos irmãos de Coríntios para que fossem seus imitadores, como ele mesmo era imitador de Cristo. (I Coríntios 11:1)

Se meditarmos isoladamente nesta passagem e tentarmos, em nossa própria força, reproduzir a excelente vida de Jesus, poderemos experimentar muitas frustrações. Só é possível ser semelhante a Jesus vivendo por meio dele. (I João 4:9). A única esperança que temos é Cristo em nós (Colossenses 1:26-27)

Não existe contradição pois o mesmo Paulo afirmou:

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20)

É um viver por meio da fé em Jesus. É Cristo vivendo sua vida em nós!

Não nos deixemos enganar por nada e por ninguém. O modelo de Deus para sua igreja é Jesus. Temos que olhar firmemente para ele. (Hebreus 12:1-2)[…]


Fonte: http://danielsouzafe7.blogspot.com.br

Tags: , ,