Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 551

Muito Além do Sol

Letra e Música: Emiliano Ponce (? – ?)

Título Original: Más Allá Del Sol

Texto Bíblico: Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. (I Coríntios 2:9)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Eu aqui no mundo não tenho riquezas,
Mas sei que na Glória, eu terei mansão.
Com minh’ alma triste, em meio à pobreza,
De mim, Jesus Cristo teve compaixão.

Coro:
Muito além do Sol, muito além do Sol.
Está o meu lar, um belo lugar, muito além do Sol.
Muito além do Sol, muito além do Sol.
Está o meu lar, um belo lugar, muito além do Sol.

2. Assim pelo mundo, eu vou caminhando;
Enfrentando lutas, prova e tentação.
Mas, Jesus Meu Mestre, que me fortalece,
Vai levar-me a salvo à real mansão.

3. Vinde, vós,cansados deste mundo escuro,
Cristo vos concede plena salvação;
E também morada, feita não por homens,
Quer oferecer-vos na eternal Sião.


Biografia

Emiliano Ponce Sedano foi pastor da Igreja Adventista. Desde jovem deixou sua cidade natal para estudar música na Cidade do México. Lá conheceu Julian Carrillo, músico e cientista, que o apresentaria a seu futuro professor: Manuel Ponce, que internacionalizou a música mexicana.

Quando terminou os estudos de música, ingressou no exército como Diretor da Banda de Artilharia. Aos 28 anos, já havia sido promovido a Segundo Capitão, e estava prestes a viajar para a Europa para continuar seus estudos musicais. Mas Deus tinha outros planos…

Certo dia, quando ele acompanhava sua mãe a uma igreja adventista no México, ela o convidou para o culto. O pastor daquela igreja, Henry Brown, insistiu com ele, juntamente com sua mãe, e Emiliano finalmente concordou. Enquanto participava do culto, o pastor Brown o convidou para reger os hinos e, embora um pouco constrangido por estar trajando seu uniforme militar, ele aceitou. Terminado o culto, sentiu a convicção de que aquele era o lugar onde deveria estar.

Foi assim que em 1922, aos 31 anos, ele foi batizado. Começou como Colportor (evangelista de página impressa), abandonando a carreira militar e a carreira de músico. Mais tarde, foi incentivado a estudar teologia no Instituto Comercial Prosperidade, que também funcionava como seminário de teologia e, finalmente, serviu como pastor ao longo de sua vida.

História do Hino

Um dos filhos de Emiliano, Xavier Ponce, que também havia estudado teologia, estava ministrando na cidade de Coatzacoalcos, Veracruz. Havia na igreja uma senhora idosa chamada Concepción Ángulo. Ela compunha várias músicas e era muito feliz, apesar de ser muito pobre e sofrer de artrite, doença que muitas vezes a impedia de frequentar a igreja.

Certo dia, quando o pastor Xavier estava visitando a irmã Concepción, uma das canções dela chamou sua atenção, devido às suas palavras inspiradoras cheias de fé e esperança. Ele perguntou onde ela havia aprendido, ao que ela respondeu que era sua composição. Ela havia escrito esta letra por causa do seu sofrimento e pobreza e do seu desejo de uma vida melhor, num lar muito além do sol. Embora fosse uma melodia simples, sua letra era muito profunda. Percebendo o interesse do pastor Xavier nesta música, Concepción disse a ele: “Eu te dou de presente, pastor, faça o que quiser com ela.” Então Xavier a cantou para seu pai, e Emiliano, valendo-se de seu dom de poesia e música, pôde compor o hino tão difundido no cristianismo “Más allá del Sol“.

Muitas vezes não é possível ver a influência de nossas ações. Talvez possamos nos perguntar o que teria acontecido se nem a mãe de Emiliano nem o pastor tivessem insistido em que ele participasse do culto. Se o pastor Brown não o tivesse convidado a usar seus dons na primeira reunião em que participou. Se Xavier tivesse deixado passar a canção de Concepción. Certamente este hino esperançoso jamais teria chegado até nós, nem a todas as partes do mundo onde ele ainda é cantado. Dentre as grandes influências que cada um deles também exerceu, todas foram graças ao uso de dons a serviço de Deus.

Somente quando chegarmos ao nosso verdadeiro lar, além do sol, poderemos saber a extensão de nossa influência colocando nossos dons a serviço de Deus.

Se quiserem conhecer a história completa, convido-vos a ler o livro “Fortes e Valentes”, de Félix Cortez A. & Velino Zalazar E.

Fonte: Historias en Armonía

Traduzido e adaptado por Levi de Paula Tavares em 01/2023


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: