Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 495

Haja Paz na Terra

Letra: Jill Jackson Miller (1913-1995)

Título Original: Let There Be Peace on Earth

Música: Seymour (Sy) Miller (1908-1971)

Texto Bíblico: Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz dentro de ti. (Salmo 122:6-8)


Acompanhe o hino no Youtube


Haja paz na terra, a começar em mim;
Haja paz na terra, a começar em mim.
Irmãos nós todos somos,
Filhos do mesmo Deus.
Juntos pois caminhemos,
Na paz que vem dos Céus.
A começar em mim, prometo ao meu Senhor
Que a cada passo que eu der, e seja onde for,
A cada momento estarei vivendo em plena paz e amor.
Haja paz na terra, a começar em mim.


Era verão,1955. Um grupo de jovens acampantes de diversas raças e grupos religiosos tinha um grande desejo: ver a paz mundial. Braços dados cantaram um cântico, escrito naquele ano, que comunicava perfeitamente o que estava nos seus corações: “Haja Paz na Terra, a começar em mim”. Descendo da montanha, esses jovens começaram a compartilhar este cântico.

Como se tivesse asas, Haja Paz na Terra começou uma viagem maravilhosa ao redor do globo. Foi cantado em organizações de todo o tipo, em reuniões de igrejas. Foi gravado, copiado, impresso, passado de boca em boca. Atravessou os Estados Unidos. Ganhou medalhas e honrarias em 1958 e nos anos seguintes. Continuou a ser hino-tema de muitas ocasiões cívicas no país. Foi para a Europa, Oriente Médio, América do Sul, Ásia, África e Austrália e as ilhas do Pacífico. Foi usado num programa da Cruzada para a Paz e num filme para o Japão.

Por expressar uma oração muito importante para o dia de hoje, seu uso nas igrejas por coros e congregações se alastrou mundialmente. Certamente, por onde quer que olhemos, há ódio, violência e guerra. Quando cada crente no mundo orar sinceramente “Haja paz na terra, a começar em mim” e se puser à disposição do Príncipe da Paz para que esta paz se espalhe, faremos uma diferença neste mundo conturbado.

O co-autor e compositor deste hino, Seymour (Sy) Miller (1908-1971), foi famoso pianista escritor e produtor de teatro, rádio e televisão. Formou-se pela Universidade Cornell, em Nova Iorque.

Jill Jackson, co-autora e compositora de Haja Paz na Terra, nasceu em 1913. Foi esposa de Sy Miller e sua principal colaboradora na sua música. WORLD PEACE, o nome da melodia, significa “Paz Mundial”, expressando o anseio dos autores-compositores do hino e de todos nós.

Bibliografia: Jan-Lee, Let There be Peace on Earth, Brochura, 1990.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: