Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 394

De Ti Careço, ó Deus

Letra: Annie Sherwood Hawks (1835-1918)

Título Original: I Need Thee Every Hour

Música: Robert Lowry (1826-1899)

Texto Bíblico: Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus? (Salmo 42:1 e 2)


Acompanhe o hino no Youtube


1. De Ti careço, ó Deus,
Habita, pois, em mim,
E vencedor serei
Fiel até o fim.

Coro:
Jesus, meu Salvador,
Sê comigo aqui,
Bendize-me agora;
Eu creio em Ti.

2. De Ti careço, ó Deus,
De Ti, meu Salvador.
Ó, vem fazer de mim,
Humilde servidor.

3. Em Tua santa lei,
Senhor, vem-me instruir;
E Teu tão grande amor,
Almejo então sentir.

4. Meu grande Protetor
És Tu, na provação;
Concedes-me vigor
E eterna salvação.


A Srª Hawks nasceu em Hoosick, Nova York, em 28 de maio de 1835. Durante sua longa residência em Brooklin, foi membro da “Herson Place Baptist Church,” onde por oito anos, o Dr. Lowry foi pastor. “De Ti Careço, ó Deus” é o único dos muitos Hinos que ele escreveu, que tem sobrevivido. Morreu em Bennington, Vermount,a 3 de janeiro de 1918.

Este hino surgiu em meio as tarefas diárias de uma dona de casa. A escritora, Srª Annie Sherwood Hawks, escreveu a respeito daquela manhã quando foi inspirada a colocar estas palavras no papel: ” Eu estava tão cheia do sentimento de proximidade do Mestre que, imaginando como algém poderia viver sem Ele, quer na alegria, quer na tristeza, estas palavras “Careço de Ti toda hora” surgiram em minha mente… Sentando-se perto da janela aberta, apanhei meu lápis e as palavras foram logo confiadas ao papel, quase da mesma forma como são cantadas agora… Alguns anos depois, quando as sombras caíram sobre meu caminho, por causa de uma grande perda, foi que senti o poder confortante das palavras que transmiti a outros em minhas horas de doce segurança e paz”.

A Srª Hawks deu os versos a seu pastor, o Ver. Robert Lowry, que os musicou. O hino foi mais tarde divulgado por Ira B. Sankey, nas grandes conferências de D.L. Moody.

Robert Lowry, nasceu em 12 de março de 1826, na hitórica cidade de Filadélfia, também na Pensilvânia. Bacharelou-se, com honras, pela Universidade Bucknell (em Lewsburg) em 1854. Foi professor de retórica na mesma Universidade,onde recebeu o grau de Doutor em Divindade (honoris causa), em 1875. Pastoreou diversas igrejas batistas na Pensilvânia e em Nova York.Era pastor da Primeira Igreja Batista de Plainsfield, Estado de Nova Jersey, quando morreu em 1899.

Lowry era um homem de muitos talentos: como pastor, além de ser um pregador e orador popular, possuía discernimento afiado e habilidades administrativas. Foi hinista e compositor muitorespeitado, como também, colaborador na publicação de inúmeros hinários. Como compositor, tinha capacidade de imortalizar um texto, comunicando o seu significado duma forma especial com sua música cativante.

Bibliografia:Osbeck,Kenneth W. 101 More Hymn Stories, Grand Rapids, MI, Kregel Publications, 1985,p. 57


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: