Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 387

Deus vos Guarde

Letra: Jeremiah Eames Rankin (1828-1904)

Título Original: God Be with You till We Meet Again

Música: William Gould Tomer (1833-1896)

Texto Bíblico:


Acompanhe o hino no Youtube


1. Deus vos guarde pelo Seu poder,
Protegidos e velados,
Desfrutando Seus cuidados;
Deus vos guarde pelo Seu poder.

Coro:
Pelo Seu poder e no Seu amor,
Té nos encontrarmos com Jesus.
Pelo Seu poder e no Seu amor,
Oh, que Deus vos guarde em Sua luz!

2. Deus vos guarde em Seu eterno amor,
Bem unidos e contentes,
Achegados sempre aos crentes;
Deus vos guarde em Seu eterno amor.

3. Deus vos guarde do poder do mal,
Da ruína e do pecado,
Mui felizes ao Seu lado;
Deus vos guarde do poder do mal.

4. Deus vos guarde para o Seu louvor,
Seu serviço tão glorioso,
Um viver mui vitorioso;
Deus vos guarde para o Seu louvor.


Alguns hinos são escritos sob circunstâncias incomuns. A história deste hino, entretanto, pode melhor ser contada nas palavras do seu autor, Dr. J. E. Rankin, presidente da Howard University, D.C., e pastor veterano já falecido. Escrito em 1882 como um hino cristão de despedida, não era destinado a nenhuma pessoa ou ocasião, porém, foi composto deliberadamente como um hino cristão sobre a base da etmologia de “Good Bye”, (Adeus) Que é “Deus seja contigo”. A primeira estrofe foi escrita e enviada a dois compositores, um muito conhecido e o outro totalmente desconhecido e não inteiramente educado em música. Escolhi a composição do último, submetí-a a J. W. Bischoff, diretor musical de um pequeno livro que estávamos preparando. Ele a aprovou, porém, com algumas emendas que foram adotadas. Foi cantado pela primeira vez numa noite na Primeira Igreja Congregacional em Washington, onde eu era então pastor e o Sr. Bischoff, o organista. A sua popularidade deve-se à música que foi adotada. Minha orientação na união de palavras e música não deve, porém, tirar do Sr. Tomer (o compositor) a honra que lhe cabe totalmente.

O Dr. Rankin nasceu a 2 de janeiro de 1828 em Thornton, New Hampshire. Tornou-se um ministro Congregacional e mais tarde foi por vários anos presidente da Howard University, Whashington D.C.. Morreu em Cleveland, Ohio, a 28 de novembro de 1904.

O compositor, William Gould Tomer, nasceu em 1883 e serviu no exército da União durante a guerra civil. Era de descendência alemã e passou vários anos como professor nas escola públicas de New Jersey e também trabalhou como um funcionário do governo em Washington. No tempo em que compôs a música para “Deus Vos Guarde” era diretor musical da Igreja Metodista Episcopal da Graça em Washington, D.C.. Morreu em 1896.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: