Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 349

Consolação

Letra: Elisha Albright Hoffman (1839-1929)

Título Original: Leaning on the Everlasting Arms

Música: Anthony Johnson Showalter (1858-1924)

Texto Bíblico: E o próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console os vossos corações e os confirme em toda boa obra e palavra. (II Tessalonicenses 2:16 e 17)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Que consolação tem meu coração,
Descansando no poder de Deus!
Sigo com prazer neste meu viver,
Descansando no poder de Deus.

Coro:
Descansando
Nos eternos braços do meu Deus,
Vou seguro
Descansando no poder de Deus.

2. Sempre avante vou, bem contente estou,
Descansando no poder de Deus.
Sinto a grande paz que me satisfaz,
Descansando no poder de Deus.

3. Lutas hei de ter, mas hei de vencer,
Descansando no poder de Deus.
Não terei temor, onde quer que for,
Descansando no poder de Deus.


Uma noite em 1887, o mestre de canto Anthony J. Showalter despediu sua classe na singing school (escola de canto) em Hartselle, Estado de Alabama, EUA. Pegou seus livros, fechou a igreja onde ensinava, e se dirigiu à pensão onde se hospedava durante sua estada curta na cidade. Havia recebido cartas de dois dos seus amigos, ex-alunos no estado da Carolina do Sul. Ao abri-las leu a mesma notícia: suas esposas haviam falecido naqueles dias. Quando se sentou para escrever palavras de conforto a eles, abriu a sua Bíblia, e o trecho bíblico que o tocou e que incluiu nas suas cartas, foi: “O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos” (Deuteronômio 33:27).

Nos momentos que se seguiram, as palavras de um refrão e uma melodia ecoaram no pensamento deste compositor. Logo se pôs a escrevê-los e, sabendo que precisaria de estrofes também, pensou no seu amigo, o hinista Elisha A. Hoffman, autor de mais de 2.000 gospel songs. Imediatamente escreveu a ele, mandando o hino e explicando as circunstâncias. Pediu que Hofman escrevesse estrofes apropriadas. Ao recebê-las de volta, certamente enviou o hino, com sua mensagem confortante, aos irmãos enlutados. Publicou o hino no seu hinário The Glad Evangel for Revival,Camp and Evangelistic Meetings (O Evangelho Alegre para Reuniões de Reavivamento, Campais e Evangelísticas), em 1887.

Anthony Johnson Showalter (1858-1924) nasceu no condado de Rockingham, estdo de Virgínia. Começou seus estudos na música com seu próprio pai. Mais tarde, estudou em singing schools e com alguns destacados músicos da época, como George F. Root e H.R. Palmer. Começou a ensinar nas singing schools também e, em 1880, escreveu seu primeiro livro Harmony and Composition (Harmonia e Composição).

Depois de dirigir uma filial duma publicadora por um tempo, fundou sua própria editora em Dalton, estado de Geórgia.Publicou pelo menos 60 livros, que tiveram uma tiragem de 2.000.000 de cópias! Por mais de 20 anos editou o periódico mensal The Music Teacher (O Professor de Música). Dirigia escolas normais de música, convidando os mais respeitados professores. Ao longo dos anos, Showalter conduziu singing shools em uma dúzia de estados do Sul dos Estados Unidos. Tornou-se muito conhecido e respeitado. Foi presbítero da Igreja Presbiteriana em Dalton, servindo como diretor de música da mesma por muitos anos. O nome da melodia SHOWALTER homenageia este dedicado músico.

Elisha Albright Hoffman (1839-1929), foi pastor evangélico. É um bom exemplo do gospel hymn da sua época, tanto em mensagem como em melodia.

O Pr. Hoffman nasceu em Orwigsburg, estado de Pensilvânia, EUA, em 7 de maio de 1839 num lar cristão. Seu pai foi ministro do evangelho por mais de sessenta anos. Hoffman “preparou-se para o ministério no seminário União da Associação Evangélica, e pastoreou várias igrejas, inclusive a primeira Igreja Presbiteriana de Benton Harbor, Estado de Michigan”.

Editou muitas publicações de música sacra. Hinista prolífico, muitos dos seus hinos e cânticos (mais de 2.000 impressos) foram usados pelos cantores evangélicos do seu tempo. Hoffman escrevia tanto a letra como a música na maioria dos casos. Muitos desses hinos vieram ao Brasil e foram usados nos hinários evangélicos.

Bibliografia: Keith, Edmund D., Hinodia Cristã, 1ª ed.trad. Bennie May Oliver, Rio de janeiro, Casa Publicadora Batista (JUERP), s/d, p.173.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: