Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 301

Crer e Observar

Letra: John Hemy Sammis (1846-1919)

Título Original: Trust and Obey

Música: Daniel Brink Towner (1850-1919)

Texto Bíblico: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. (Mateus 7:24 e 25)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Em Jesus confiar, Sua lei observar,
Oh, que gozo, que bênção, que paz!
Satisfeitos, guardar tudo quanto ordenar,
Alegria perene nos traz!

Coro:
Crer e observar
Tudo quanto ordenar;
O fiel obedece
Ao que Cristo mandar.

2. O inimigo falaz e a calúnia mordaz
Cristo pode desprestigiar;
Nem tristeza, nem dor, nem a intriga maior
Poderão ao fiel abalar.

3. Que alegria sem-par, que prazer singular
Tem o crente zeloso e leal!
A Jesus contemplar, com Jesus sempre andar,
Que consolo constante e real!

4. Resolutos, Senhor, e com fé, zelo e ardor,
Os Teus passos queremos seguir;
Teus preceitos guardar, o Teu nome exaltar,
Sempre a Tua vontade cumprir.


Eis aqui um belo hino, escrito pelo Sr. John Henry Sammis (1846-1919), nascido em Nova Iorque, EUA.

Ele era homem de negócios e um bom cristão, onde residia, em Longansport, Indiana. Mais tarde deixou os seus negócios e passou a servir como secretário duma organização cristã para a mocidade. Depois disso, formou-se pastor presbiteriano. De 1909 até a sua morte, em 1919, trabalhou na faculdade do Instituto Bíblico de Los Angeles.

É interessante como um pequeno incidente pode originar grandes coisas, como é o caso deste hino. Quem nos conta é o Sr. Daniel B. Towner, de Roma, estado da Pennsylvania.

Diz ele: ‘Há muitos anos atrás o Sr. D. L. Moody estava dirigindo umas reuniões evangelísticas na cidade de Crockton, estado de Massachusetts, e eu tive o prazer de cantar os hinos para ele naquela ocasião. Certa noite, após uma das reuniões, um jovem levantou-se e fez a seguinte confissão: ‘Eu não tenho muita certeza, mas vou confiar e vou obedecer’. Anotei aquela sentença e enviei-a ao Sr. John Henry Sammis, contando-lhe como e de quem a ouvira. Este, tomando por base a referida sentença, escreveu o hino que até hoje é cantado entusiasticamente pelos cristãos em todo o mundo.

O Sr. Daniel Brink Towner nasceu em Roma, cidade situada no Estado de Pensylvania, nos Estados Unidos. Era possuidor de grande talento musical, colocou toda a sua imensa capacidade a serviço da música sacra. Em 1855 juntou-se ao Sr. D. L. Moody, servindo como director do Departamento Musical do Instituto Bíblico Moody desde 1893 até a sua morte repentina, em 3 de outubro de 1919, em Longwood, quando dirigia a música numa campanha evangelística. Possuía uma linda voz de barítono e alcançou projecção como cantor. Foi editor de muitos hinários e compôs músicas para centenas de hinos. A ele devemos a linda música do hino focalizado cujo nome é “Trust and Obey” (Confiar e Obedecer).

A letra portuguesa que cantamos é uma tradução do Sr. Henry Maxwell Wright e aparece em Hinos e Cânticos com o número 314.

Fonte: Publicado originalmente em: http://www.refrigerio.net/hinos22.html


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar