Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 260

Jesus Contemplará a Fé

Letra: James Rowe (1865-1933)

Título Original: Faith Will Bring a Blessing

Música: Bentley DeForrest Ackley (1872-1958)

Texto Bíblico: Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar. (Salmo 40:5)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Deus promete grandes coisas conceder
A qualquer que peça, crendo que há de obter,
Esperando, sem jamais esmorecer;
Cristo sua fé contemplará.

Coro:
Sim, Jesus contemplará a fé,
Pois o que Jesus promete, dá.
Ele vê o coração e responde a petição;
Cristo sua fé contemplará.

2. Deus tem prometido a quem não duvidar,
Dar-lhe as bênçãos que a Ele suplicar;
Ele prometeu e não irá falhar.
Cristo sua fé contemplará.

3. Deus já grandes maravilhas operou
Por aquele que no Seu amor confiou;
Nunca olvidou a quem a fé guardou.
Cristo sua fé contemplará.

4. Sim, creiamos no que Deus nos prometeu,
Pois desonra nunca trouxe ao nome Seu;
Ele cumprirá promessas que nos deu;
Cristo nossa fé contemplará.


Ricardo Pitrowsky, autor e tradutor de 29 dos hinos do Cantor Cristão, fala da base da sua tradução deste hino predileto dos batistas brasileiros:

Desde a minha juventude me impressionei com as promessas de Deus, e o seu cumprimento, recebido pela fé. Muitas destas promessas foram registradas na Bíblia, como as que Deus fez a Abraão ( Gênesis 12.2,3, 22. 16-18). Muitas outras experiências aconteceram fora da bíblia, como as de George Mueller, que por mais de sessenta anos sustentou grandes orfanatos, pedindo e recebendo os recursos unicamente de Deus. Isto mostra que ainda hoje Deus responde orações baseadas na fé. Esta convicção me constrangeu a traduzir este hino, desde que não tínhamos qualquer hino que com ousadia proclamasse esta verdade.

James Rowe escreveu a letra deste hino , com o título Faith Will Bring a Blessing (A Fé Trará Benção). Depois de receber esta alegre melodia de Bentley DeForest Ackley, o hino foi publicado pela primeira vez em 1912 por Excell, Biederwolf & Companheiros. Provavelmente Pitrowsky o conheceu no hinário World Evangel.  

James Rowe nasceu em 1 de janeiro de 1865 em Devon, Inglaterra. Emigrou para os Estados Unidos aos 25 anos. Casou-se com Blanche Clipper e se estabeleceu em Albany, Estado de Nova Iorque. Depois de trabalhar como ferroviário, tornou-se superintendente da Sociedade de Prevenção de Crueldade aos Animais.

Rowe era crente dedicado, sempre gostava de escrever textos para hinos. Deixou seu emprego para dedicar-se totalmente à criação de hinos e à edição de publicações musicais sacras. Como editor, cooperou sucessivamente com o Trio Music Company (Waco, Texas), A.J. Showalter Music Co. De Tennessee e James D. Vaughan Music Company, do mesmo Estado. Mais tarde, mudou-se para Wells, no Estado de Vermont, onde trabalhou como poeta com sua filha, Louise Rowe Mayhew, uma artista, na produção de cartões de felicitações. Faleceu em 10 de novembro de 1933.

Rowe aparentemente escreveu textos para mais de 19000 hinos! Aproximadamente 10 destes apareceram nos hinários evangélicos no Brasil.

Esta alegre melodia é de Bentley DeForest Ackley. Bentley nasceu na Pennsylvania em 27 de setembro de 1872. Morreu em 3 de setembro de 1958. Foi irmão de Alfred Ackley, um destacado músico.

Desde cedo, demonstrou um grande talento musical; aprendeu a tocar acordeão, piano, clarineta e piccolo enquanto era menino.

Em 1880 mudou-se para New York, e começou a tocar órgão em várias igrejas. Juntou-se à equipe de evangelismo de Billy Sunday como secretário, pianista e viajou com eles por 8 anos. Escreveu mais de 3000 hinos e músicas evangélicas.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: